Prefeitura realiza palestra para alunos da Fábrica da Cidadania

21/05/2009 11:44:09 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Objetivo é oferecer conteúdo teórico do curso

Nunca deixar de lutar por seus sonhos. Esta foi uma das lições aprendidas na noite de quarta-feira (20), durante a palestra realizada pela prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia para os alunos do curso de montagem e manutenção de microcomputadores. A palestra “Treinando a sua Inteligência”, do secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, foi transferida para o dia 9 de junho, às 19h.

Durante o evento, o professor Jovenito Tavares, falou sobre a importância de se planejar o futuro e não se abater com os obstáculos que aparecem. “Já fui menino de rua e aos 17 anos era analfabeto. Hoje, tenho 51 anos e estou cursando meu doutorado. Sou coordenador de Planejamento do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação e professor da Universidade Estácio de Sá”, disse.

Ele lembrou que passou por todo tipo de dificuldade, mas que sua persistência e vontade de vencer o ajudaram a se manter no caminho para o sucesso. “Vocês têm que aproveitar todas as oportunidades que se colocam à frente e não desistir nunca de lutar por aquilo que sonham. Alcançar o sucesso depende apenas de vocês”, ressaltou.

Após a palestra foi realizado teste de aptidão vocacional com todos os presentes. O evento fez parte da programação do curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, oferecido gratuitamente pela prefeitura, através da Fábrica da Cidadania, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. As palestras têm como objetivo fornecer aos alunos parte do conteúdo teórico do curso.

O curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores, oferecido pela Fábrica da Cidadania, tem em sua programação quatro palestras. Durante as aulas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas e Escolas Municipais.

A Fábrica da Cidadania faz parte do projeto Macaé Inteligente, que hoje abrange também as 17 Lan Houses Públicas da prefeitura. “Quase tudo que aqui está é fruto de doação. Iniciamos com o recebimento de aparelhos por empresas ou pessoas. Cadastramos e vamos reciclando as peças para montar um que funcione. Em seguida, essas novas máquinas são encaminhadas para as Lan Houses Públicas onde a população tem acesso gratuito à internet Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, disse José Vicente Rodrigues, coordenador do Projeto Macaé Inteligente.