Prefeitura realiza primeira reunião em videoconferência

22/05/2010 08:08:08 - Jornalista: Graziele de Marco e Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito se reuniu com secretários por meio de videoconferência: ele estava na subprefeitura de Glicério e secretários na sede da prefeitura

GLICÉRIO - De um lado, no gabinete do prefeito, no quarto andar da prefeitura, secretários municipais e a chefe de gabinete, Elma Mussi. Do outro lado, na subprefeitura de Glicério, na região serrana, o prefeito Riverton Mussi, o secretário de Obras, Tadeu Campos e o diretor do HPM, Felipe Barreto. Ao invés de estarem distantes, os dois grupos estavam pertos e fizeram uma reunião de cerca de quarenta minutos. Como? Por meio de uma videoconferência, que permite a comunicação em tempo real, com transmissão de áudio e vídeo.

Os equipamentos foram instalados nos dois lugares e o prefeito, de Glicério, pode conversar e ver os secretários que, do outro lado da tevê, participavam da reunião, na última quinta-feira (20).

- Achei ótimo o sistema de transmissão de imagem, com áudio e em tempo real porque poderemos realizar este tipo de reunião à distância, para discutir os projetos do município, mesmo quando todos que precisam participar não estiverem juntos – comentou o prefeito, que pediu ao secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, para instalar o sistema em lap tops. “Com a videoconferência em um computador portátil, poderei estar em bairros com os moradores e acionar secretários para discutir tecnicamente obras e investimentos para o local”, acrescentou.

A reunião tratou das comemorações do aniversário de Macaé, em julho; da Exposição Agropecuária, além de obras em fase final de preparação para serem entregues à população. “Vamos inaugurar em breve a nova sede do Art Luz da Fronteira; o Pró-Vida Cidadã e uma escola, no Aeroporto; o Estádio Municipal Cláudio Moacir; a nova farmácia municipal, entre outras”, adiantou o prefeito.

O secretário de Ciência e Tecnologia informou na reunião que a solicitação do prefeito será atendida. “A partir de junho, após o aumento do link de internet da prefeitura de 6mb para 60mb, iremos instalar o serviço também nos laptops dos secretários, para que o prefeito possa se comunicar com o responsável de cada pasta a qualquer momento”, explicou Guto Garcia.

O presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, é um entusiasta do projeto desde o início do primeiro mandato de Riverton, em 2005, e comentou que a ferramenta faz parte do processo de implantação do Governo Eletrônico. “O prefeito Riverton sempre esteve aberto para novas tecnologias, por isso investe em inclusão digital junto à população. Parabenizo o secretário de Ciência e Tecnologia por ter tornado a videoconferência possível, além do trabalho de implantação do governo eletrônico na prefeitura”, ressaltou.

O presidente da EMOPI, Antonio Carlos sardinha, que estava presente na reunião, também elogiou. “Achei ótimo, e acredito que será um grande aliado na comunicação porque não precisa sair de um lugar para o outro para realizar uma reunião. É a primeira vez que participo de um encontro via videoconferência e achei sensacional”, disse.

Também estiveram presentes na reunião, além da chefe de Gabinete, Elma Mussi e da presidente da Fundação Macaé de Cultura, Sheila Polly, representantes das secretarias de Cultura; Educação; Turismo, Esporte e Lazer; e Obras.

A tecnologia multimídia de videoconferência encurta distâncias, facilitado reuniões importantes mesmo quando alguns participantes estiverem viajando. Além disso, traz uma grande economia para as instituições que a utilizam, pois aumenta a agilidade da tomada de decisão e evita deslocamentos desnecessários.