Prefeitura realiza reparos em cemitérios para o Dia de Finados

26/10/2011 14:01:42 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Está sendo realizada a limpeza dos túmulos, pintura de meio fio, entre outros serviços.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Manutenção, realiza vários reparos nos dez cemitérios municipais da cidade. O objetivo é preparar os locais para o feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2). Está sendo realizada a limpeza dos túmulos, pintura de meio fio, entre outros serviços. No Memorial Mirante da Igualdade, um dos maiores cemitérios de Macaé, estão sendo esperados cinco mil visitantes.

De acordo com informações do Secretário de Manutenção, Chico Machado, o trabalho de limpeza nos cemitérios da cidade é realizado diariamente, no entanto, para o Dia de Finados, quando o fluxo de visitantes aumenta, para homenagear os seus mortos, os trabalhos são intensificados.

- Para realizar o serviço no Memorial, nós escalamos dez homens, que estão realizando a limpeza da área onde ficam os túmulos e realizando pinturas, acrescentou.

Ele informou ainda que o Memorial funcionará em seu horário normal, de 8h às 18h, e que no Dia de Finados será realizada uma missa às 9h, na capela. Segundo Chico Machado, nos demais cemitérios municipais não haverá missa. Entretanto, o funcionamento é de 24h e o local conta ainda com quatro capelas.

- O Memorial possui em torno de 2000 túmulos, mas a capacidade do Cemitério Parque já se esgotou e, para resolver essa questão, já estamos realizando obras de ampliação com mais 300 túmulos, explicou.

Segundo informações do secretário, é a primeira vez que passa por obras de ampliação. A previsão, de acordo com ele, é de que as obras estejam concluídas em fevereiro de 2012.

Combate à Dengue - Ainda por conta do feriado, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Macaé (CCZ), que atua nos pontos estratégicos, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, nos cemitérios da cidade.

De acordo com diretor do CCZ, Rogério Lemos os agentes visitam os pontos estratégicos a cada 15 dias, mas neste período que antecede o Dia de Finados a equipe intensifica não só o trabalho de verificação e tratamento dos depósitos que acumulam água, como também a orientação as pessoas que visitam os cemitérios.

A solicitação do CCZ é de que as pessoas ao levarem suas homenagens aos entes deem preferência aos vasos de plantas com areia ou as flores artificiais. “Temos que evitar qualquer depósito que acumule água, pois os ovos do Aedes aegypti podem ficar até um ano em recipientes, ao entrar em contato novamente com a água para larvas começarem a nascer”, alertou.