Prefeitura realiza retirada de marizeiros e caminhões de área externa do Mercado de Peixes

18/04/2005 14:55:15 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semaga) realizou, na manhã desta segunda-feira, 18 de abril, a retirada de caminhões e marizeiros de pátio externo do Mercado de Peixes de Macaé. A ação aconteceu em conjunto com a Guarda Municipal, secretarias municipais de Saúde e de Fazenda, Polícia Militar e Colônia de Pescadores Z-3 de Macaé, com o objetivo de melhorar o aspecto do Mercado Municipal e também de oferecer à população um pescado de qualidade.

A partir de agora, o pescado só pode ser vendido nos stands dentro do Mercado. Estiveram presentes o subsecretário municipal de Agricultura, Luiz César Pereira Martins, médicos veterinários da Secretaria de Agricultura e representantes das secretarias envolvidas. A ação transcorreu sem resistência por parte dos marizeiros e dos proprietários dos caminhões e containeres, muitos dos quais ficavam estacionados no local. Representantes das secretarias e entidades envolvidas chegaram ao Mercado às 5 horas da manhã, para evitar que as bancas para venda do pescado se instalassem.

Segundo informações do médico veterinário José Carlos Chagas de Souza, o objetivo da prefeitura é oferecer ao consumidor macaense um produto de qualidade, já que não havia garantia de qualidade nos produtos comercializados na área externa do Mercado de Peixes. “Não podíamos garantir o estado de conservação do pescado e temos informações de que para lavagem dos produtos era utilizada a água do rio, o que representa um risco à população. Queremos oferecer à população produtos da pesca de qualidade e garantir melhoria da qualidade de vida dos pescadores”, afirmou.

A prefeitura vai melhorar as instalações do Mercado. Para isso, está realizando estudos para construir novo Mercado de Peixes, mais moderno e mais funcional, e já há uma área em estudo, na sede da Receita Federal, na Rua Roberto Silveira. Em contrapartida, o município construiria um novo prédio para a Receita.