Prefeitura realiza sétima edição do Prolimpa no Balneário Lagomar

12/05/2009 17:19:37 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Ação recolheu quatro caminhões de lixo

A prefeitura de Macaé realizou no último sábado (9) mais uma etapa do Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental (Prolimpa). Desta vez a ação, foi realizada entre a entrada do Parque Jurubatiba e a rua W 22, na orla do Balneário Lagomar. O objetivo principal do evento foi promover a limpeza efetiva da orla integrando a população e fortalecendo a conscientização e educação ambiental.

Durante o evento, segundo a coordenação do programa, foi realizado o plantio de 10 mudas, distribuição de lanche, luvas e panfletos orientando sobre horário e local de coleta de lixo doméstico e de como capturar caramujos africanos. Neste trecho da ação foram recolhidos quatro caminhões de lixo.

De acordo o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, o Prolimpa é uma ação do governo Riverton Mussi envolvendo várias secretarias e teve sua primeira edição em janeiro de 2008.

- A finalidade do programa é realizar uma vez por mês uma ação num patrimônio ambiental definido previamente em reunião com as secretarias envolvidas, buscando sempre a participação e a integração efetiva da comunidade a fim de fortalecer a educação ambiental e a conscientização, explicou.

Ele acrescentou ainda que a intenção é de que a ação de limpeza tenha continuidade com o apoio da sociedade. O subsecretário de Meio Ambiente informou na ocasião que na última edição realizada no Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba no dia 28 de abril, foram recolhidos cinco caminhões de lixo no local.

- É importante que o poder público faça a sua parte. No entanto, a sociedade também deve dar a sua parcela de contribuição procurando manter o trabalho que foi realizado, enfatizou Emery.

O evento contou com as presenças do coordenador geral da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos; do secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros; do subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior; do subsecretário de Comunicação Social, Fernando Marcelo; do subsecretário de Pesca, José Carlos Bento e de representantes Secretaria de Serviços Públicos, entidades de ensino superior e escolas públicas.

O secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros, disse que é muito importante a realização de ações como o Prolimpa, pois o bairro Lagomar é um dos locais que mais crescem em Macaé e a população deve estar consciente para preservar o seu meio ambiente de forma organizada.

O subsecretário de Comunicação Fernando Marcelo sugeriu reuniões prévias com as comunidades envolvidas, e afirmou que é preciso cada vez mais trazer a sociedade para participar da construção de todo o processo.

Já o representante do secretário de Serviços Públicos, George Jardim, atendendo à solicitação dos moradores presentes informou durante o evento que será revisto o roteiro e horário da coleta de lixo do Balneário Lagomar.

O Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental (Prolimpa) conta com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb), Obras (Semob), Serviços Públicos (Semusp), Educação (Semed), Comunicação Social (Secom), Saúde (Semusa), Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, Subsecretaria de Pesca, colônia de pesca entre outras, e a comunidade local.

Comunidade aprova e participa da ação

Na ação realizada no sábado, os participantes encontraram ao longo da orla do Balneário Lagomar, todo tipo de micro lixo, como papéis de bala, tampas de garrafas pet, canudos, palitos de picolé, embalagens plásticas e até fraldas descartáveis.

Para moradora do bairro Lagomar, Marilza Rodrigues, foi com grande satisfação que ela participou do Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental.

- É muito bom ações como essa. É preciso que a sociedade tenha consciência de preservação ambiental, principalmente desse patrimônio maravilhoso próximo ao Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba, declarou.

A presidente da Ong De Olho no Bairro, Ângela Maria da Silva, disse que essas ações devem ser realizadas mais vezes e revelou que os integrantes da organização pretendem realizar um projeto de conscientização ambiental, com o objetivo de limpar todas as travessas do bairro Balneário Lagomar.

Para outro integrante da Ong, Roberto Ferreira dos Santos, a preservação do meio ambiente é fundamental para a sobrevivência do homem, pois sem o equilíbrio dele a humanidade corre o risco de ser extinta.

- Recolho materiais do meio ambiente que podem ser reciclados. Tento dessa forma mudar um pouco esse quadro e dar a minha contribuição para preservar a natureza. Está de parabéns quem teve a iniciativa de realizar um evento como esse. Esperamos que ele se repita muitas vezes, disse aproveitando a oportunidade para recolher alguns micro-lixos.

Roberto é conhecido no bairro pelo trabalho de manutenção e limpeza que ele faz na sua rua, que segundo moradores é uma das ruas mais limpas do bairro, e muitos querem seguir o seu exemplo.

- A integração com a comunidade vizinha ao patrimônio tem trazido uma resposta bastante positiva. Onde as ações do Prolimpa foram feitas houve uma redução expressiva do descarte inadequado de lixo ou qualquer outro tipo de resíduo, afirmou o subsecretário de Meio Ambiente Henrique Emery.