Prefeitura reativa CRAS e lança Pró Vida no Parque Aeroporto

27/03/2009 18:22:25 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Bruno Campos

Projeto Pró Vida Cidadã para atender 100 crianças e adolescentes

Ao reativar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nesta sexta-feira (27), no Parque Aeroporto, o secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros, lançou o projeto Pró Vida Cidadã para atender 100 crianças e adolescentes de idade entre sete e 14 anos com atividades extra-escolar.

A reinauguração do CRAS foi realizada no prédio da Praça Nagib Mussi, e contou com a presença da subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro; do representante do vereador Chico Machado, o assessor Alex Medeiros; do presidente da Associação de Moradores, Nivaldo da Costa (Bahia); dos funcionários da Secretaria de Assistência Social (Semas) e da comunidade.

- Agradeço ao prefeito Riverton Mussi pela oportunidade que nos deu de executar os projetos de cunho social. Foi um grande desafio para nossa equipe reimplantar este Centro de Referência. O parque Aeroporto é um bairro com a população de poder aquisitivo considerável, com riscos sociais muito grandes. Esse é o início de um grande trabalho que nos propomos a fazer – tudo pelo social, disse Júlio César.

Ele anunciou que o CRAS irá funcionar na praça por um tempo determinado, pois o logradouro oferece uma estrutura favorável com quadras poliesportivas e academia popular, mas a futura sede já está sendo construída e dotada de toda infra-estrutura para atender integralmente as famílias.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, desenvolvido pelos governos federal e estadual, com base municipal, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

No CRAS o atendimento às famílias são feitos por uma equipe multidisciplinar que faz a visita domiciliar para conhecer, diagnosticar e encaminhar os problemas da comunidade. “Nossa intenção é fazer essa praça bombar, integrando as famílias do Parque Aeroporto nesse projeto social”, acentuou a assistente social Viviane Rocha, coordenadora técnica do projeto.

Pró Vida Cidadã – O projeto, que vai atender 50 crianças e adolescentes no turno da manhã e 50 à tarde, é destinado às famílias de baixa renda dos bairros periféricos e visa contribuir para impedir que crianças e adolescentes estejam expostas aos riscos sociais, vulneráveis ao uso e tráfico de drogas.

Segundo a subsecretária de Assistência Social, Bárbara Monteiro, o Pró Vida além de oferecer ações extraclasse, como reforço escolar, atividades artísticas, recreativas, culturais e esportivas através de oficinas, vai aproveitar o espaço da praça para trabalhar com a comunidade, pois terá uma escola de atendimento sócio educativo com os pais das crianças inscritas no Pró Vida.