Prefeitura recupera Estada da Estrela

08/09/2009 11:22:05 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Estrada tem grande importância para a região produtora do município

Mais uma estrada vicinal do interior macaense, a Estrada da Estrela, recebe a atenção da prefeitura de Macaé, com ações de recuperação efetuadas pela secretaria do Interior. Essa estrada, que começa próximo à Ciriaca, em Glicério, tem mais de sete quilômetros de extensão e grande importância para a região produtora do município, dando acesso a diversas propriedades rurais da serra macaense.

De acordo com o morador da região, Manoel Abreu de Lemos, a estrada estava sem recuperação há mais ou menos dez anos.”Há quatro anos foram realizados alguns serviços na estrada, com passagem de máquinas, mas recuperação como a que está sendo efetuada, agora, não acontecia aqui há mais de dez anos, e a situação estava muito ruim. Em época de chuva, os produtores rurais não tinham como escoar seus produtos”, disse Manoel, colocando que a região conta com mais de 11 propriedades rurais, que produzem banana, aipim e outros produtos.

Estão trabalhando na recuperação da Estrada da Estrela 10 homens da secretaria do Interior, utilizando um caminhão, retroescavadeira, Patrol. Em vários trechos danificados está sendo colocado aterro retirado da própria área. Alguns trechos recebem manilhamento para facilitar o escoamento das águas pluviais, para evitar danos ao leito da via em época de chuva.

- As obras já chegam a cerca de quatro quilômetros da via e as melhorias vão continuar nos quilômetros restantes, disse o subsecretário do Interior, Carlos Magno Faturini Abreu, colocando que na recuperação dessa estrada já está sendo utilizado o novo maquinário adquirido pela prefeitura.

Além de atender aos moradores e proprietários rurais da região, a recuperação da Estrada da Estrela melhora o acesso à Escola Municipal Duas Barras que atende a cerca de 20 alunos moradores na Estrela. “A melhoria na estrada possibilita melhor acesso à kombi que faz o transporte escolar das crianças que estudam na escola”, disse o subsecretário Carlos Magno.

Já foram usados na recuperação da estrada 15 caminhões de aterro e até as obras estarem concluídas, mais de 70 caminhões serão usados. As obras começaram há cerca de uma semana e devem estar concluídas em duas semanas. Além da estrada, será recuperada a ponte sobre o Rio Duas Barras, localizada em ponto mais alto da estrada e importante para facilitar o escoamento da produção local.

O secretário do Interior, Delorme Ramos, destaca a importância das ações de recuperação da Estrada da Estrela, para atender aos proprietários rurais e moradores da região e também para facilitar o acesso aos turistas, já que a Estrela situa-se num local muito bonito e conta com diversas quedas d’água. “Nessa área há várias propriedades rurais, cujos proprietários vendem seus produtos em Macaé e outras cidades da região. Com a estrada recuperada, o escoamento da produção será mais rápido, beneficiando essas pessoas e seus familiares. Também oferece uma opção de turismo, já que essa é mais uma área do município com muitos atrativos naturais”, falou Delorme Ramos.