Prefeitura recupera ruas no Santa Mônica

16/03/2009 14:29:33 - Jornalista: Izabel Monteiro

Após a conclusão da expansão da rede de água em ruas do bairro Santa Mônica, a prefeitura de Macaé iniciou a recuperação dos paralelos das ruas onde a rede foi instalada pela Cedae. Nesta segunda-feira (16), a prefeitura, através da secretaria de Serviços Públicos, está recolocando os paralelos da Rua Leopoldina Neves Pinheiro, onde a Cedae realizou a troca da antiga tubulação de água , em parceria com a prefeitura de Macaé .

Estão trabalhando nessa rua 12 homens da Semusp, utilizando uma retroescavadeira e caminhão para a retirada do barro. Segundo o encarregado da Semusp, Eucy de Lima França, a obra estará concluída até o final da semana.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, após a conclusão das obras na Leopoldina Neves Pinheiro, a recuperação dos paralelos vai continuar, a partir da esquina com a Rua Jornalista Carlos Lacerda e em direção à Estrada da Cancela Preta, onde a rede de água foi interligada a uma tubulação já existente, de 300 milímetros.

- Estamos recuperando essa rua e vamos continuar essa recuperação. O Santa Mônica vem crescendo bastante, como mostra a instalação aqui de uma unidade da Petrobras – colocou o secretário George Jardim.

O morador da Rua Leopoldina Neves Pinheiro, Magno José Tavares, colocou sua satisfação com a recuperação dos paralelos. “Estávamos aguardando a recuperação do calçamento da rua desde que a Cedae concluiu a instalação da nova rede de água. Sem essa recuperação, a rua estava com muitos problemas e nem o ônibus podia circular por causa dos buracos. Estamos satisfeitos, com a expansão da rede de água e com essa obra”, disse o morador.

Expansão de rede visa atender também a demandas futuras do município

De acordo com o superintendente da Cedae em Macaé, engenheiro Marcos Túlio Aguiar, no local a Cedae utilizou uma tubulação de ferro fundido com 600 milímetros, substituindo a antiga rede de fibra, com 400 milímetros. A ação, que foi concluída no início deste ano, teve como objetivo de aumentar a oferta de água. Ele colocou que a rede instalada tem cerca de 1.200 metros e que a troca da tubulação antiga por uma de maior diâmetro aumentou a oferta de água para aquela região.

- Além disso, a rede vai atender a demandas futuras de crescimento de várias localidades, como o Novo Cavaleiros, partes altas do Riviera Fluminense, Novo Horizonte e Glória e abastecer também uma região próxima à Linha Verde, onde se situam o Complexo Universitário e o novo shopping Plaza Macaé, e com previsão de grande crescimento nos próximos anos, disse Marcos Túlio.

Na parceria entre a prefeitura e a Cedae, a companhia estadual entra com as tubulações, funcionários e a tecnologia. A prefeitura com o maquinário e a recuperação do calçamento das ruas. A parceria tem o objetivo de ampliar a oferta de água em Macaé e começou com a instalação de cerca de 7.000 metros de novas tubulações que ampliou a adutora de água bruta, na Severina, que foi inaugurada na cidade com a presença do governador Sérgio Cabral.

Vários locais de Macaé têm sido atendidos com a expansão da rede de água, através dessa parceria prefeitura/Cedae, como o Centro da cidade, a Imbetiba, a Aroeira, a Ajuda de Baixo e o bairro Nova Holanda, o Engenho da Praia. Esse benefício será estendido a outras localidades que ainda não têm rede de distribuição de água da Cedae.