Prefeitura reforça parceria com o Programa Leia Brasil

04/03/2009 17:40:30 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Kaná Manhães

Reunião aconteceu nesta quarta-feira

A partir deste mês, 43 escolas da rede municipal de ensino de Macaé vão voltar a receber a visita da biblioteca volante do Programa Leia Brasil, patrocinado pela Petrobras. As novidades do programa para este ano foram apresentadas nesta quarta-feira (4) à secretária de Educação, Marilena Garcia, que se reuniu com o diretor executivo do Jason Prado.

Uma das novidades apresentadas foi a oficina de produção de vídeos a partir das câmeras de celulares, que será oferecida entre as atividades desenvolvidas pelo programa. Segundo Jason em abril haverá o lançamento oficial do programa em Macaé. “Em 2008 o programa esteve em 209 escolas municipais e estaduais de 17 municípios do Estado do Rio de Janeiro. É com satisfação que prosseguimos com o trabalho em Macaé”, comentou.

A secretária de Educação forneceu o calendário escolar para que a equipe do programa possa elaborar o cronograma de visitas dos caminhões. Na montagem desse calendário são considerados os feriados dos municípios, as reuniões de pais e professores, entre outros. “O programa Leia Brasil é muito importante para educação do município, principalmente como ferramenta para os contadores de história, uma das propostas do governo Riverton Mussi”, disse Marilena.

O programa de leitura da Petrobras possui bibliotecas volantes montadas em caminhões baús, que foram projetados para transportar 20 mil livros, e equipados com televisão e DVD. Os dois caminhões em Macaé levam seus acervos às escolas conveniadas durante um dia inteiro a cada dois meses.

Além do empréstimo de livros, o programa oferece treinamentos continuados e capacitação de professores visando o incentivo da leitura, campanhas de motivação, cursos e atividades. O acervo é disponibilizado para alunos, professores, pais e vizinhos da escola, sem qualquer custo. Os livros da biblioteca volante podem ser emprestados até a próxima visita do caminhão.