Prefeitura revitaliza bairros com serviço de poda nas árvores

21/06/2010 17:27:56 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Ação continua esta semana

Visando a melhoria de qualidade paisagística e ambiental, a prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente (Semma) começou nesta segunda-feira (21), o serviço de poda e corte no bairro Parque Aeroporto. O trabalho consiste em revitalizar e executar o levantamento de copa nas árvores daquele bairro.

De acordo com a assessora do setor de arborização e paisagismo da Semma, Lia Carvalhaes, trata-se de um trabalho que visa revigorar aquele logradouro público e que objetiva recuperar os aspectos da paisagem natural, atenuando os impactos decorrentes da urbanização.

Além disso, a Semma faz cumprir a lei municipal nº 3010/2007, que aborda o paisagismo e arborização urbana de Macaé.

Bairros beneficiados – Na última semana, o serviço de poda e corte foi feito no Jardim Santo Antônio e na maioria das ruas do bairro de Imbetiba. No Jardim Santo Antonio, foram 98 árvores e quase todas as ruas beneficiadas com a operação que se encerrou na última sexta-feira (18).

Para Margareth Rodrigues, moradora a oito anos da Rua Frei Baltazar, no Jardim Santo Antonio, a poda nas árvores clareou bastante o logradouro. “Apesar de não possuir nenhuma árvore na minha porta, percebi que a equipe da prefeitura podou bastante e isso fez com que a rua clareasse e até parecesse mais larga. Tinha árvore que já estava quase fechando a rua. Se a prefeitura continuar a manter o verde e a limpeza vai ficar muito legal”, disse.

Na opinião de Alcina Martins, que há 30 anos se mudou para a Rua Monteiro Lobato, promover esse benefício é obrigação do município. Ela disse que na sua rua todas as árvores foram podadas e afirmou que aprova a medida. “Esse trabalho deve ser mantido, porque muitos galhos grandes atrapalham carros altos como caminhões, que às vezes passam quebrando os galhos das árvores. É uma medida positiva porque embeleza o nosso bairro”, pontuou.

Vantagens de uma rua arborizada – Os logradouros públicos arborizados contribuem para a retenção de materiais poluentes. Quando o ar poluído passa pela copa das árvores, diminui a velocidade, permitindo a deposição das partículas sobre a superfície das folhas. Outra vantagem é que as folhas das árvores absorvem gases tóxicos como o dióxido de enxofre e de carbono. As árvores são usadas também para a recuperação das matas ciliares, nascentes e áreas de restinga e para fazer o reflorestamento de áreas degradadas.