Prefeitura se mobiliza para conter estragos da chuva

04/12/2009 22:13:21 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Na Rua Teixeira de Gouveia, uma árvore caiu durante a madrugada

A prefeitura de Macaé montou um plano de ação emergencial nesta sexta-feira (4) para atuar diante da forte chuva que cai na cidade há mais de sete horas. Com a maré alta, a chuva está provocando alagamentos em vários locais da cidade: Sol y Mar, Riviera Fluminense,Visconde de Araújo, Miramar, Campo D’Oeste, Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Nova Esperança e Novo Horizonte. A Defesa Civil está atendendo pelos telefones 199 e 2757-4046.

A prefeita em exercício, Marilena Garcia, o coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, o coordenador de Defesa Civil, Erick Schueler, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM-Macaé), Edimilson Jório, o secretário de Assistência Social, Júlio César de Barros, o subchefe de Gabinete da prefeitura, Jocimar Gomes de Oliveira, o subsecretário de Pesca, José Carlos Bento, equipes da Mactran e da Guarda Municipal e Ambiental participaram da reunião para traçar o plano emergencial. A Polícia Militar também está de prontidão devido a falta de luz em alguns locais.

- Registramos o índice de 150 milímetros de chuva, o equivalente a metade do previsto para todo o mês de dezembro. A média histórica é de 300 a 350 milímetros. Diante desta situação, pedimos à população que evite sair de casa. Em caso de alagamento na residência, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil ou os outros telefones que estão sendo disponibilizados, - disse o coordenador de Defesa Civil, completando que os desalojados estão sendo encaminhados para a casa de parentes ou amigos.

Foram registrados até às 23h, desta sexta-feira, 11 pedidos de remoção à Coordenadoria de Defesa Civil, que disponibilizou equipes para atender à população. A Defesa Civil pede à população que evite circular nos locais de maior alagamento neste momento, como o Centro da cidade, Linha Vermelha e próximo ao Canal Fábio Franco. Dez caminhões foram disponibilizados pela secretaria de Serviços Públicos (Semusp) para auxiliar o atendimento da Defesa Civil na cidade.

A Semusp informou que iniciará a limpeza da cidade assim que a chuva diminuir, com uma equipe de agentes, máquinas e seis caminhões pipas. “A previsão é iniciarmos logo neste sábado uma limpeza geral na cidade, principalmente nos bairros Novo Horizonte, Miramar, Campo D’Oeste, Visconde de Araújo”, explicou o diretor da Semusp, Eduardo Jardim.

Os telefones 193 (Corpo de Bombeiros), 08002820949, 2773-0426 e 153 (Guarda Municipal).