Prefeitura vai abrir nova licitação para retomada de obras no estádio

01/07/2009 14:43:30 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Arquivo Secom

Prefeitura vai concluir obras de infraestrutura, iluminação e construção das salas de aula sob as arquibancadas até dezembro

A prefeitura de Macaé vai concluir as obras do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé, que estava sob a responsabilidade da empresa Tecnosolo Engenharia Tecnologia de Solos e Materiais. A Secretaria de Obras Públicas solicitou à Procuradoria do município a rescisão contratual da empresa, que já foi notificada e tem prazo de cinco dias úteis a contar do recebimento da notificação para apresentar defesa. Depois disso, será aberta nova licitação para a conclusão das obras, que incluem a infraestrutura do campo, iluminação e construção das salas de aula sob as arquibancadas.

A prefeitura de Macaé vai concluir as obras do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, na Barra de Macaé, que estava sob a responsabilidade da empresa Tecnosolo Engenharia Tecnologia de Solos e Materiais. A Secretaria de Obras Públicas solicitou à Procuradoria do município a rescisão contratual da empresa, que já foi notificada e tem prazo de cinco dias úteis a contar do recebimento da notificação para apresentar defesa. Depois disso, será aberta nova licitação para a conclusão das obras, que incluem a infraestrutura do campo, iluminação e construção das salas de aula sob as arquibancadas. È objetivo do governo municipal concluir as obras do Estádio até dezembro.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as arquibancadas dos setores norte e sul já estão prontas e, com a nova licitação, a empresa vencedora reiniciará as ações no local para que o estádio possa ser inaugurado e entregue à população. “As obras serão retomadas, após a licitação, e a Tecnosolo não poderá participar, porque as empresas cujos contratos são rescindidos sofrem uma penalidade por um período de dois anos”, colocou Tadeu Campos.

O Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo oferecerá aos usuários arquibancadas pré-moldadas para seis a sete mil lugares, sendo cinco mil no setor norte e 1,5 mil lugares no setor sul. As arquibancadas, construídas nos dois lados do campo, têm 20 de largura por 126 metros de comprimento e receberão cobertura metálica, sobre resistentes pilares. Sob as arquibancadas do setor sul, ficarão os vestiários. A prefeitura que aumentar a capacidade do estádio com a instalação de arquibancadas metálicas atrás dos gols.

O estádio também ganhará cabines de transmissão de rádio e tevê, lojas para os comerciantes locais, além de área de lazer com playground e quadra poliesportiva. Com isso, a prefeitura atende as exigências técnicas para que o local possa receber jogos importantes.

O projeto original de reforma do estádio sofreu mudanças para atender a NBR-9050, norma que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. As modificações vão beneficiar portadores de necessidades. Outro projeto do Cláudio Moacyr atenderá à construção de uma escola sob as arquibancadas do setor norte, para atender crianças de 2 a 10 anos de idade. Está no projeto a construção de dez salas de aula e todas as estruturas necessárias para dar suporte à unidade.

O objetivo da prefeitura é entregar as obras até dezembro. Com a construção do estádio, a prefeitura de Macaé atende as exigências do Estatuto do Torcedor, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Segundo o secretário Tadeu Campos, o estádio contará com moderna iluminação, com instalação de refletores para os jogos noturnos.

O secretário informa que o projeto de reforma do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo conta também com a contenção do trecho do canal situado atrás do campo, construção de uma ponte de acesso à Rua Medeiros, ligando a Barra de Macaé à Nova Holanda e que também vai melhorar o fluxo de veículos na área.