Prefeitura vai implantar Sistema de Gerenciamento de Projetos

04/09/2009 15:36:04 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Coordenador Geral do Escritório de Gerenciamento de Projeto do Governo do Estado apresentou sistema à prefeitura

A prefeitura de Macaé vai implantar o Sistema de Gerenciamento de Projetos (SISGEP) adotado como ferramenta de gestão há dois anos pelo governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral. O SISGEP é coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projeto do Governo (EGP-Rio) vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil. O coordenador geral o EGP-Rio, José Cândido Muricy apresentou o SISGEP aos integrantes da Câmara Permanente de Gestão (CPG) da Prefeitura, nesta sexta-feira (4), no Gabinete do prefeito Riverton Mussi.

- Para ter uma gestão eficiente é preciso ter um sistema de monitoramento da administração pública. Essa é uma das principais ações do Escritório de Gerenciamento de Projeto. O governo do Estado através da EGP consegue em curtíssimo prazo obter a adimplência do estado e economizar recursos públicos. É uma proposta que deu certo e que nós vamos fazer por meio de um convênio de cooperação técnica com o estado para implementar no município -, pontuou o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, que representou o prefeito de Macaé na reunião.

Como ações complementares, a CPG está realizando oficinas em processos participativos e de integração atingindo diversos segmentos da administração pública. “Estamos trabalhando a perspectiva da ‘Macaé 200 anos’, discutindo e consolidando uma visão de futuro, de uma Macaé mais próspera, mais feliz e mais humanizada”, completou Campos.

O EGP-Rio foi instituído em 2007 com a finalidade de acompanhar a implementação dos Projetos Estruturantes do Rio de Janeiro, na gestão de convênios e na coordenação do Pronasci. A equipe de 12 pessoas, que compõem o EGP-Rio é especializada em gestão de projetos e em 2009, o grupo tornou-se referência até para outros estados e prefeituras porque resolveu questões problemáticas e já captou cerca de R$ 4,5 bilhões para o estado fluminense.

Hoje, os projetos e convênios de todas as secretarias têm de passar pelo escritório. Assim, o EGP-Rio se dedica a acompanhar o andamento de cada projeto e possíveis riscos. Depois da implementação do EGP, o Rio foi o estado que mais captou recursos do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci).

- O objetivo é transferir esse conhecimento que adquirimos, sugerindo uma estrutura de elaboração de um plano de ação, visando a adimplência. Estamos passando a fórmula, o modelo. Com a implantação do EGP-Rio há dois anos, conseguimos ampliar em 100% os recursos captados pelo estado do Rio, explicou Muricy.

O projeto que será implantado em Macaé faz parte do Programa do Estado de Apoio à Captação dos Municípios (PECAM). “O primeiro contato com o EGP-Rio foi por meio de uma notícia no jornal que divulgava o sucesso do trabalho. Fizemos uma aproximação com o governo do Estado e participamos de uma apresentação no Rio. Hoje é a segunda reunião para trazermos o conceito para os integrantes e gerentes da CPG. O conceito do EGP-Rio é um fator muito importante para a gestão pública para a manutenção de recursos e sua agilidade na implementação”, observou o gerente de Projeto de Mobilidade Urbana da CPG, Jorge Brito Batista.