Prefeitura vai lançar campanha contra vandalismo

11/01/2010 15:16:01 - Jornalista: Equipe Secom

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Macaé, através da Subsecretaria de Turismo, está preparando uma campanha de conscientização junto à comunidade para evitar atos de vandalismo contra o patrimônio público. A campanha “Transformando em Arte” reunirá artistas locais, a fotografa Cláudia Barreto, o grafiteiro Muk, a designer Claudia Tenório, a profissional de comunicação Denise Rangel e atletas, como Leandro Macaé (skatista).

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, o trabalho de conscientização e orientação, é, neste momento, o melhor caminho para evitar o vandalismo. O alvo mais recente da ação dos vândalos foi a Academia Popular da praça da Aroeira, inaugurada há apenas seis meses. Por conta da destruição dos equipamentos, as aulas foram suspensas, sem previsão de data para retorno, até que a reforma seja concluída.

Aluna da academia, Mariana Silva, moradora da Aroeira, ficou triste ao ver os danos causados nos equipamentos.

- Todos temos que ter consciência da importância da preservação dos bens públicos, afinal é o dinheiro de nossos impostos que estão sendo aplicados em algo que beneficia a comunidade. Sinto muito por ficar sem as aulas que estavam auxiliando na minha postura e, melhorando a minha saúde, comentou.

A ação dos vândalos na Aroeira aconteceu na madrugada do último dia dois. Todos os equipamentos foram danificados – os estofados foram arrancados e o piso, rasgado.

A prefeitura implantou academias populares na Aroeira e no Aeroporto há pouco mais de seis meses além, de ter reformado totalmente a academia da Praça Washington Luiz, no Centro, que já funcionava com atendimento a mais de 1800 pessoas com aulas de musculação.

Com equipamentos top de linha, a academia popular da Aroeira atende a mais de 700 moradores do bairro. Os alunos da academia da Aroeira têm uma frequência bastante positiva e todos os horários estavam completos.