Pré-matrícula na Rede Municipal de Ensino começa nesta segunda

23/11/2009 10:52:45 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Ana Chaffin

A rede municipal de ensino de Macaé tem atualmente alunos, em 109 unidades escolares e cerca de 37 mil alunos

A Secretaria de Educação de Macaé abre nesta segunda-feira (23) as inscrições para a pré-matrícula 2010 na rede municipal de ensino para os alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade (antigo 5ª a 8ª série). As inscrições poderão ser feitas até a próxima sexta-feira (27), das 9h às 17h na sede da secretaria na Rua Antero Perlingeiro 402, Centro, e pela internet, no site da prefeitura(www.macae.rj.gov.br). É a primeira vez que a rede de ensino disponibiliza a pré-matrícula on line.

Na próxima semana (30) será a vez dos alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade (antigo 1ª a 4ª série), seguido pela Educação Infantil (Pré I e Pré II),no dia 7 dezembro e Maternal II ( dia 11). Os interessados deverão levar cópia da certidão de nascimento do candidato; comprovante de residência e também o comprovante que indique a série a ser cursada em 2010, que será anexado ao cadastro da Pré-Matrícula.

A divisão das datas de pré-matrícula em níveis de escolaridade tem como objetivo eliminar filas. A secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia informou que os pais não precisam ficar preocupados com a mudança.

- Nosso objetivo é ajudar os pais dos alunos que sempre enfrentam dificuldades nesse momento do calendário escolar. Ninguém vai precisar ficar na fila, e existe um prazo razoável para a inscrição. O compromisso da gestão municipal e da Secretaria de Educação é permitir e facilitar o acesso e a permanência de toda criança na escola promovendo também uma efetiva integração com a Rede Estadual de Ensino, no sentido de se propiciar o adequado atendimento à população escolarizável de nosso município, disse Marilena.

A equipe de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Ciência e Tecnologia é parceira de todo o processo de matrícula do próximo ano. As inscrições pela internet ajudarão ainda mais pais e alunos a não passarem por filas na hora de suas inscrições. Marilena acrescentou que o setor tem contribuído para que os alunos recebam mais comodidade e segurança.

- O secretário Guto Garcia tem sido nosso parceiro desde o início do ano, levando a nossa rede toda a assistência tecnológica necessária, seja nos laboratórios de informática, no cadastro do novo passe escolar e agora no processo de pré-matrícula, disse a secretária.

Os alunos que pretenderem efetivar matrícula para ingresso em escolas localizadas na região serrana - nos Setores Administrativos Bege, Laranja e Cinza - bem como aqueles que desejam ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não participarão do processo de Pré-Matrícula, e devem matricular-se diretamente na Unidade Escolar no período estipulado.

Paralelamente as escolas da rede receberão material informativo para orientar pais e alunos de todo o processo de pré-matrícula e matricula da rede de ensino. A distribuição das vagas e a alocação das pré-matrículas será feita atendendo as seguintes prioridades: disponibilidade física de cada Unidade Escolar; tipo de atendimento prestado por Unidade Escolar; portadores de necessidades educacionais especiais; alunos que possuam irmão na Unidade Escolar de sua preferência; proximidade da residência, conforme determina a Lei Federal nº 11.700/08; filhos ou dependentes de servidores municipais.

- A renovação da matricula é o que assegura o aluno na vaga em uma unidade de ensino. Não havendo interesse do aluno em continuar em uma das nossas unidades, o pai ou responsável deve comunicar, oficialmente, a desistência da vaga, durante o mês de novembro, esclarece a secretária.

Pais e alunos devem ficar atentos as mudanças da pré matricula 2010

Este ano a pré matricula para os alunos que desejam ingressar na educação infantil, seguirá ás determinações do MEC, onde os candidatos deverão ter no primeiro dia letivo de 2010 (4 de fevereiro) a data referente à sua categoria. Caso não atenda este critério definido pelo MEC ele será direcionado a faixa correspondente à sua idade. Sendo assim os interessados no Maternal I deverão possuir dois anos até o dia 4 de fevereiro, o Maternal II, três anos, Pré I , quatro anos e Pré II , cinco anos. Se a criança possuir no dia 5 de fevereiro ( um dia depois de iniciado o ano letivo) quarto anos não será matriculada no Maternal II e sim no Pré I.

Caso o aluno não consiga a vaga em uma das escolas escolhidas, ele será alocado na unidade mais próxima à opção feita. A alocação do candidato inscrito na pré-matrícula será divulgada na própria unidade escolar onde foi feita a inscrição. Assim como a confirmação da matricula, cujo prazo.Para ingresso no 1.º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, o aluno deverá ter a idade mínima de seis anos, completada até o início do ano letivo 4 de fevereiro.

As matriculas referentes à Educação Especial, garantida aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, será feita nas instituições educacionais que oferecem o Ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA em articulação com os Centros Municipais de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar – CEMEAES.


A educação em Macaé passa por algumas mudanças que beneficiarão a comunidade escolar e a qualidade de ensino do aluno. Entre elas, a capacidade máxima de 35 alunos por sala de aula (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental), 25 alunos no 1º e 2º ano, e 30 alunos para o 3º e 4º ano.

As vagas para o ano letivo de 2010 serão distribuídas de acordo com o pólo educacional mais próximo da casa do aluno e com a disponibilidade dos cursos em cada escola, para facilitar o acesso dos estudantes nas escolas. A rede municipal de ensino de Macaé tem atualmente alunos, em 109 unidades escolares e cerca de 37 mil alunos.