Presidente da Câmara Permanente de Gestão participa de reunião do Prodesmar

13/08/2009 16:35:32 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Reunião foi promovida no Rio de Janeiro

O presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, participou na sexta-feira (7) de reunião do Comitê Diretivo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), no Rio de Janeiro. As reuniões do Comitê Diretivo são realizadas a cada dois meses, e, além do município de Macaé, também participam do Comitê, a Petrobras, município de Rio das Ostras, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

No convênio do Prodesmar com Macaé estão previstos seis projetos, entre eles, o de capacitação profissional de 5.720 pessoas em áreas não exclusivas ao petróleo. Até agora 3.420 foram diplomadas, ou seja, quase 60% do projeto já foi atendido. “Projetos sociais estruturantes com visão de curto, médio e longo prazos são o foco dos convênios”, afirmou Romulo, acrescentando que o Prodesmar é fruto da articulação entre os governos do Estado do Rio, de Macaé, Rio das Ostras, o legislativo federal e a Petrobras.

O objetivo do Prodesmar, segundo o presidente da CPG, é contribuir para a sustentabilidade de ações estruturantes para a sociedade, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios da região da Bacia de Campos. “Apesar das dificuldades econômicas advindas da queda da arrecadação pela diminuição do valor dos royalties, o Governo de Macaé sempre demonstrou grande interesse pela manutenção do Prodesmar, desprendendo todos os esforços possíveis para atingir as metas estabelecidas nos convênios”, acrescentou.

O Gerente do Programa Cidade Digital da CPG, Juvêncio Papes, também participou da reunião e destacou que o desenvolvimento dos projetos foi esmiuçado na reunião. “O desempenho do município no desenvolvimento dos projetos foi elogiada por todos, o que atribui a um novo trabalho de gestão que está sendo desenvolvido na prefeitura de Macaé, onde se busca uma melhor articulação e integração dos projetos e ações do governo, tendo por objetivo maior a inclusão e melhoria social da população. A parceria da Petrobras tem sido fundamental para o alcance dessas melhorias, e os bons resultados, nos incentivam a buscarmos novos projetos para o município”, destacou.

O Coordenador do GGI-M, Edmilson Jório, fez um balanço do projeto de monitoramento por câmeras, ressaltando a sua importância para a implementação de um amplo programa de segurança social para o município.

Já o secretário de Obras, Tadeu Campos, comentou sobre o projeto da duplicação da RJ-106. Ele apresentou projeto propondo melhorias para o trecho da rodovia contemplado no convenio, que vai de Imboassica ao trevo de Petrobras na Praia Campista.

Sobre a qualificação profissional não exclusiva a cadeia do petróleo, o professor Wanderson, do Cetep, reforçou que a meta de 5.720 formandos, estabelecida no convenio para ser atingida em dezembro/2009, será integralmente cumprida em setembro/2009, possibilitando a criação de novos cursos.