Presidente da Funemac apresenta Cidade Universitária ao Ministro da Educação

24/10/2008 10:47:49 - Jornalista: Grazielle de Marco

O projeto de desenvolvimento do ensino Superior em Macaé e de apoio à interiorização das universidades públicas foi apresentado ao Ministro da Educação, Fernando Haddad pelo presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares. O encontro com a autoridade ocorreu durante o 46º Congresso Brasileiro de Educação Médica, em Salvador na última semana.

De acordo com Joelson, o diálogo com o ministro foi facilitado pelo diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ, professor Antônio Ledo, que antecipou a importância da colaboração do Ministério da Educação (MEC) no processo de implantação das universidades públicas em Macaé. “Esta introdução nos facilitou o diálogo e ficamos muito animados com a posição do ministro que foi francamente favorável aos nossos pleitos”, ressaltou.

Segundo o presidente da Funemac, o ministro sugeriu que seja marcada reunião em Brasília, para que os projetos possam ser expostos com mais detalhes e para verificar de que modo o ministério poderá apoiá-los. “Aproveitei a oportunidade para chamar a atenção para a originalidade do modelo de financiamento do ensino superior público desenvolvido pelo município de Macaé, na Cidade Universitária, aplicando recursos oriundos dos royalties de petróleo”.

Durante a reunião na capital, deverão ser apresentados todo o projeto da Funemac, a planta da Cidade Universitária, a história dos cursos superiores na cidade e o volume de investimentos feitos pela Prefeitura.

O presidente da Fundação Educacional de Macaé participou do congresso com o relato da experiência de implantação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé.

Para Joelson, a participação no evento foi muito importante para o município. "Macaé precisa dar visibilidade a sua aplicação dos royalties e é isso que fizemos. Há hoje em diversos setores, uma crítica ao uso desse recurso. O governo federal propõe que parte seja utilizada na educação, e é o que estamos fazendo ao apoiarmos, inclusive fornecendo infra-estrutura, a interiorização da UFRJ", ressaltou.

Sob o tema "Faculdade de Medicina da UFRJ/Macaé: relato da experiência de Implantação", o presidente da Funemac e o assessor técnico da instituição, professor Adelmo Henrique Daumas Gabriel apresentaram como a fundação tem apoiado a interiorização da Faculdade de Medicina da UFRJ.