Presidente de Conselho conhece projeto de educação integral

04/10/2011 15:54:47 - Jornalista:

Atendendo a um convite do Prefeito de Armação dos Búzios, Mirinho Braga (PDT), o presidente do Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé, Antonio Felipe Gonçalves, visitou uma das instalações do CEMEI- Centro Municipal de Educação Integral do bairro da Rasa, em Búzios.
Mirinho apresentou as instalações e explicou como funciona o programa a Antonio Felipe, que também é membro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Os Cemei’s têm o objetivo de oferecer atividades em tempo integral, evitando que as crianças e jovens fiquem ociosos durante parte do dia.

- As crianças estudam nas escolas e, no contra-turno vêm para o CEMEI fazer suas atividades complementares como esporte, cultura, educação. Assim, conseguimos aperfeiçoar os recursos e garantir uma maior integração da comunidade, explicou o prefeito Mirinho Braga.


O projeto do Cemei, implantado pela Prefeitura de Armação dos Búzios, é baseado no projeto dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEP), idealizado pelo educador Anísio Teixeira e colocado em prática por um dos principais educadores que o Brasil já teve: o antropólogo Darcy Ribeiro, durante o Governo Leonel Brizola (entre 1983-1987).


- Fiquei muito feliz ao conhecer este projeto desenvolvido pelo Prefeito Mirinho Braga, que cumpre um importante papel social, beneficiando ao aluno, que tem a oportunidade de entrar em contato com o conhecimento não só em sala de aula. Também é bom para os pais, que deixam de se preocupar sobre a localização e a segurança de seus filhos, por exemplo. Dentro da escola, eles estarão seguros e aprendendo mais”, apontou Antonio Felipe.


Outro ponto destacado pelo macaense é o molde aplicado pela Secretaria de Educação de Búzios, bem semelhante àquele idealizado por Anísio Teixeira. “Ao implantar um projeto de sucesso, como percebi que é o Cemei, nascido durante o Governo do saudoso Leonel Brizola, o Prefeito Mirinho oferece uma assistência às famílias, mais importante do que qualquer programa social. Investir na educação das crianças, jovens e adultos é investir no futuro do país”, afirmou.


A Prefeitura de Armação dos Búzios criou os Cemei’s como um fortalecimento ao ensino na cidade, para que este fortalecimento auxilie na formação de uma sociedade transformada pela educação. Assim como o CIEP, o Cemei tem o objetivo principal de dar assistência em tempo integral a crianças, incluindo atividades recreativas e culturais para além do ensino formal.


- Vamos apresentar este modelo de Búzios ao secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia, para que as nossas escolas também possam funcionar em tempo integral. Precisamos dar mais ocupações e oportunidades aos nossos jovens e crianças, a fim de não deixá-los cair em mãos erradas. Cabe a nós, como Conselho de Políticas, fomentar e instigar o Poder Público para que estas atividades se multipliquem”, concluiu.