Presidente do Condetur participa de city tour em Macaé

26/06/2009 17:28:08 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Claudia Barreto

Subsecretário de Turismo e os presidente do MC&VB e do Condetur participam de City Tour pela cidade

A subsecretaria de Turismo de Macaé e o Macaé Convention & Visitors Bureau (MC&VB) promoveram um city tour pela sede do município nesta sexta-feira (26), com a participação do presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur), Otávio Martins. O objetivo foi conhecer os principais pontos turísticos de Macaé e avaliar, posteriormente, o que pode ser melhorado.

O subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, o presidente do MC&VB, Marco Navega, representantes do Sebrae/RJ, de Quissamã, Búzios, Cabo Frio e outros municípios, participaram do evento.

- O município possui atrativos não só para o turismo de negócios, como também para o turismo de lazer. Nossa intenção é divulgar a cidade para estarmos fomentando ações para atrair mais visitantes -, explicou Rosalvo Júnior.

O city tour saiu do hotel Four Points by Sheraton em direção à Lagoa de Imboassica, Praia do Pecado, Imbetiba, Forte Marechal Hermes, Lyra dos Conspiradores, Parque de Exposições Latiff Mussi, Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro), Praia dos Cavaleiros, Cidade Universitária e Shopping Plaza Macaé.

O grupo retornou ao Sheraton, onde participou de um almoço com a participação de diversos secretários do município, representantes do governo do estado e de outros municípios. Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), Francisco Navega; o subsecretário de Governo, Fernando Amorim: o subsecretário de Comunicação Social, Fernando Marcelo Tavares; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Marcelo Reid; o assessor da secretaria de Estado de Cultura, Romari Sulger; o representante do secretário de Estado de Agricultura, Gilberto Áureo, entre outros.

O presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol destacou que projeto do Ministério de Turismo, em parceria com o Sebrae e o Instituto Marca Brasil, o ‘Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores de Turismo no Brasil’ prevê o desdobramento de benefícios para toda a região. “O caminho aponta para que os municípios da região deem as mãos, criando novos atrativos e mais equipamentos turísticos para toda região. Depois que for elaborado o diagnóstico do município, o relatório será entregue ao prefeito Riverton Mussi. A partir daí o município dirá onde podemos ajudar”, observou.

Otávio Martins explicou que, só por meio do Sistema de Convênio (Siconve) do Ministério do Planejamento, será possível conseguir recursos. “O pedido de recurso é precedido de registro, contendo o projeto detalhado, para o gerenciamento através desse cadastro. Em Macaé, o MC&VB já é cadastrado”, completou.

Segundo Marco Navega, a meta é associar o turismo de negócios ao de lazer. “
Para isso estamos colaborando para trazer eventos para a cidade, como uma competição de canoas havaianas, entre outros. Macaé é uma cidade com uma rede hoteleira consolidada com 2,2 mil UH’s de hotéis de grife e dez bandeiras de rede operando no município, fora hotéis mais simples e pousadas. Durante a semana o município registra média de 90% de ocupação, caindo para até 60% nos fins de semana. Precisamos atrair esse turismo de lazer para a cidade”, completou.

Novos voos para Macaé

Mais três empresas aéreas passarão a operar, em breve, em Macaé. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., que fará o voo Macaé-Campinas, a Pantanal Linhas Aéreas para Belo Horizonte (Pampulha) e uma outra operadora que ainda não divulgou qual será o percurso.

- Em julho a cidade vai receber, durante a Expo Macaé, o Campeonato Mundial de Kart In Door -, informou o subsecretário de Turismo de Macaé.