Pré-vestibular social já tem mais de 200 alunos

16/10/2009 16:42:46 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Robson Maia

Aulas agora são ministradas também na Cidade Universitária

A aprovação no vestibular e a conquista da vaga em uma faculdade deixaram de ser sonho para muitos moradores de Macaé. Tudo isso por conta do pré-vestibular social, desenvolvido pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação. Hoje, 220 alunos de Macaé e cidades vizinhas como Conceição de Macabu e Rio das Ostras estudam gratuitamente no curso, que é ministrado no Colégio Municipal Maria Isabel e na Cidade Universitária.

E através da realização do curso na Cidade Universitária, que muitos deles estão estudando com empenho e também decidindo melhor qual o curso que vai seguir. Com a maior concentração de estudantes do pré, a Cidade Universitária deixou de ser algo distante e atualmente faz parte da realidade de moradores de bairros da periferia, como Malvinas, Botafogo e Nova Holanda, que desejam ingressar na faculdade.

Satisfeita, a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, afirma que esta é mais uma prova de que a prefeitura está no caminho certo.

- Antes muitos alunos viram dificuldades em fazer o pré-vestibular gratuito na Cidade Universitária em virtude da distância do lugar. Hoje, é o contrário, eles estão cada vez mais animados em passar no vestibular para até mesmo estudar na Cidade Universitária. Os vestibulandos estão vivenciando o dia-a-dia dos universitários, o que está contribuindo para mais afinco diante dos estudos. Muitos desejam conquistar uma vaga em uma dos cursos oferecidos no Complexo Universitário, disse.

A Cidade Universitária conta com as Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A secretária de Educação também fez questão de frisar que a Cidade Universitária não só abriu suas portas para o pré-vestibular gratuito, mas para cursos de extensão, pós- graduação ou de aperfeiçoamento aos servidores públicos.

- Uma professora da rede municipal de ensino pode estudar gratuitamente em um curso de pós-graduação voltado para a área de gestão escolar. Nosso professor se integra à palestras e cursos na Cidade Universitária e com isso o horizonte do educador do município é ampliado. O servidor público também pode participar de cursos diversificados. Com a programação de cursos, a Cidade Universitária também está se destacando por prestar serviços direcionados a qualificação dos servidores,disse.

Pré-vestibular

O pré-vestibular no Complexo Universitário de Macaé acontece de segunda à sexta-feira, das 7h20 às 12h e das 13h15 às 18h. Já no Colégio Municipal Maria Isabel é ministrado das 18h 30 às 22h30.

De acordo com o coordenador do pré-vestibular social, Reginaldo de Moraes, o perfil dos estudantes do curso é de jovens na faixa dos 16 aos 70 anos. “A maior parte dos participantes são estudantes da rede pública de ensino. Hoje, temos a satisfação de contabilizar que os que passam pelo pré-vestibular social são aprovados nas mais diversas faculdades públicas do país”, disse.

Somente neste semestre, a coordenação do curso, que tem oito anos de implantação, registrou que 15 dos alunos foram aprovados no vestibular do meado do ano para a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Cederj (ensino à distância). “Muitos dos alunos saíram do curso por conta destas aprovações. Estamos felizes”, explicou Moraes.

No final do ano de 2008, de um total de 148 alunos, 60 foram aprovados para faculdades como UFF, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), FeMASS e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “A intenção é oferecer um ensino de qualidade para aqueles que não têm condições de pagar mensalidades num curso privado”, disse o coordenador do curso.

As aulas são ministradas por professores da rede municipal de ensino, e se estendem até o mês de dezembro. A previsão é que novas vagas para o pré-vestibular social sejam abertas em fevereiro de 2010. O prazo das inscrições é divulgado previamente.

Segundo Reginaldo de Moraes, o aluno que não desiste do curso e apresenta casos como de ainda não ter concluído o Ensino Médio ou não ter sido aprovado no vestibular tem a chance de renovar a matrícula e continuar estudando gratuitamente.

- A secretaria de Educação está oferecendo um curso de qualidade. Os profissionais elaboraram um sistema de curso intensivo para abranger todas as disciplinas e tópicos importantes, que são aplicados nas provas de faculdade. A intenção é alcançar ainda este ano o total de 100% de estudantes aprovados nas universidades, explicou Reginaldo de Moraes.