Professores e alunos recebem o Projeto Educando na Cidadania

20/05/2009 18:19:58 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Robson Maia

Tema deste ano é Viva em sociedade e respeitando as diferenças

Exercitar a cidadania e entender o seu papel na formação da qualidade do ensino foi o objetivo do primeiro encontro do Programa Educando na Cidadania, com o tema “Viva em sociedade e respeitando as diferenças”. O evento, realizado nesta quarta-feira (20), pela prefeitura de Macaé através da secretaria de Educação e do Programa Macaé Cidadão, reuniu cerca de 120 alunos e 20 educadores das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental, no auditório da Faculdade Filosofia de Macaé (Fafima).

O Macaé Cidadão, desenvolvido há cinco anos, tem o objetivo de implantar o projeto Educando na Cidadania com ênfase de trabalhar com a cidadania, sustentabilidade, com múltiplas questões e sem esgotamento de temas. Podem fazer parte do projeto todas as escolas que quiserem participar.

Na abertura do evento, a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, destacou a importância da participação dos alunos na avaliação da escola e com o programa. "Falar de cidadania nunca é demais, pois é com a participação dos jovens que iremos construir a sociedade. Isso é muito importante para que elas compreendam que a escola é delas, da comunidade e, por isso, é fundamental ouvi-las", ressaltou.

O professor de Filosofia Marco Aurélio explicou a importância do aluno estar integrado com a cidadania. “O cidadão é aquele bom eleitor, bom estudante, bom consumidor, aquele que sabe lutar pelos seus direitos. Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação”, comentou.

A coordenadora do Projeto Macaé Cidadão, Elma Bichara, comentou sobre a participação dos alunos do projeto. "Propostas de qualidade de ensino não podem deixar de lado a voz dos alunos. A idéia é ampliar oportunidades e começar a trabalhar”, completou.

Atividades durante o evento

As atividades foram dividas em grupos no auditório, para discutir o tema para o próximo encontro bimestral, podendo ser oficinas, palestras, e outras atividades que o aluno queira abordar.

- O projeto é muito interessante, a forma do educador discutir sobre respeito, e as divergências de opiniões , sempre propondo com os alunos. Esse projeto tem a finalidade de ouvir em conjunto. Não existe escola sem diretor, professor e aluno e muitas das vezes a escola não da essa oportunidade. Eu acredito que através deste projeto sejam formados cidadãos com pensamentos conscientes, opinião formadas, cidadãos críticos e até mesmo a melhoria do rendimento do aluno com a escola, disse a educadora Marines Dias.

Concentrado e desenvolvendo das discussões em grupos, o aluno Rudimar Barbosa, que cursa o terceiro ano do Ensino Médio da Escola Municipal Maria Izabel, disse que o projeto começou na hora certa. “Nós alunos macaenses precisamos ser escutados, agora a escola vai nos ouvir”, comentou.