Professores participam de capacitação em Meio Ambiente

22/04/2009 09:34:12 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

A primeira edição do programa ocorre em cinco pólos no interior do estado

Prossegue até sábado (25) a capacitação dos professores da rede municipal para o desenvolvimento dos projetos “Agenda Água” e “Monitoramento das Águas”. O programa é executado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em parceria com a Prefeitura de Macaé juntamente com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente. O objetivo é a capacitação de educadores e líderes comunitários para o monitoramento da qualidade da água de rios e lagoas locais.

No dia 18, na abertura do curso, estiveram presentes a presidente do Grupo de Educação para o Meio Ambiente (Gema), Gleice Maria Bernardes, e as representantes Daniela Ramos (Projeto Água nas Escolas) e Denise Spiller Pena (Comitê de Bacia Lagos São João- RJ), além da subsecretária de Educação para Cultura, Esporte, Saúde, e Meio Ambiente, Conceição de Maria.

Conceição representou a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, e explicou como o projeto contribuirá para a conscientização da sociedade quanto à preservação de seus recursos. “A ideia é sensibilizar a todos para que possam mudar os seus conceitos e comportamentos com o único propósito de conservar os recursos hídricos, e tornar nosso município um exemplo em conscientização ambiental”, disse.

A primeira edição do programa de Agenda Água na Escola está ocorrendo em cinco pólos no interior do estado e atende 350 professores e representantes da sociedade que aprenderão, entre outras aptidões, a técnica de monitoramento para a coleta da água e medição de parâmetros como pH, OD, DBO, turbidez, coliformes, nitrogênio e fósforo.

Todo o treinamento faz parte do Programa Agenda Água na Escola, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), implementado em parceria com a ONG Gema – Grupo de Educação para o Meio Ambiente, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e a Secretaria de Estado do Ambiente. O programa irá formar grupos de jovens gestores ambientais que, ao longo do ano, monitorarão rios e lagoas da região, formulando uma agenda de ações para recuperação e conservação ambiental.