Professores são homenageados por práticas pedagógicas inovadoras

11/10/2011 16:32:37 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Envolvidos em trabalhos sobre Livro Didático foram homenageados

Antecipando as comemorações pelo “Dia do Professor”, em 15 de outubro, a Secretaria de Educação de Macaé, nesta terça-feira (11), em sua sede, homenageou professores, coordenadores e alunos que desenvolveram os melhores trabalhos para os concursos do programa Livro Didático. Em setembro, a Educação de Macaé ficou em 1º lugar no concurso nacional “Ações Inovadoras no Livro Didático”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para os gestores, o prêmio se deve ao envolvimento dos profissionais da Educação com as propostas da Secretaria.

Os professores e alunos que receberam homenagens nesta terça-feira estão entre os que serão congratulados com menção honrosa e medalhas pelo prefeito Riverton Mussi, na próxima quinta-feira (13), às 17h, no auditório do Paço Municipal. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, que divulgou durante o evento a multiplicação de algumas das práticas pedagógicas vencedoras conjungadas em toda a rede municipal, a valorização do professor é fundamental para se alcançar a excelência.

- Parabenizamos os professores e alunos que vestiram a camisa deste projeto. O prêmio nacional que recebemos se deve ao trabalho que é feito por todos vocês. É por ações como estas que, em pesquisa divulgada há 15 dias, a Educação foi o setor melhor avaliado no município. Estamos passando por bons momentos - disse Guto. O trabalho vencedor pelo FNDE será apresentado em março do ano que vem em Curitiba.

Cinco alunos que escreveram os melhores slogans do concurso “Cuidar do Livro é Legal” receberam medalhas, kits com mochila, material didático e livros. Também cinco professores que apresentaram os melhores trabalhos do projeto “Livro didático: Interfaces pedagógicas do professor”, ganharam medalhas, kits com pasta executiva, material de papelaria, livros pedagógicos e pen drive. Nove coordenadores escolares do projeto “Livro Didático” receberam esses kits e ainda certificado de mérito.

O encontro de hoje, além da valorização do trabalho professor e do empenho do aluno, teve como objetivo divulgar as melhores práticas pedagógicas, as que levem o aluno a aprender mais e adquirir novos conhecimentos por meio do livro didático, para serem replicadas nas demais unidades escolares. Já o concurso de slogans tem a proposta de incentivar a boa utilização e conservação do livro didático.

Além das premiações e apresentações dos slogans e dos trabalhos, a programação contou um momento cultural. O fantoche “Luzivro”, mascote cuidador do livro didático, criado pelo aluno Victor Hugo Oliveira de Araújo, do E.M. Neuza Brizola, foi apresentado através de um teatro de bonecos encenado pela equipe de “Contadores de História” da Secretaria. O enredo foi adaptado de uma história em quadrinhos criada pelos alunos. Ao final foi apresentada também a paródia feita pelos estudantes “Vou deixar o livro me levar pra onde ele quiser”.

Guto Garcia disse que duas das práticas apresentadas serão unidas e vão se tornar um projeto para toda a rede. Uma bolsa com um caderno de textos, montado pelos alunos utilizando livros didáticos fora de uso; um filme e um saco de milho de pipoca serão distribuídos para todas as escolas. O objetivo é fazer com que a criança realize a sua prática de leitura com a família e a envolva em seu processo educativo.

A coordenadora do Livro Didático, Roze Tomaz, ressaltou que é importante que se entenda que o livro didático é um bem público e por isso precisa ser bem utilizado, conservado e devolvido no final do ano letivo para que seja reutilizado no ano seguinte por outro aluno. “Eles podem ser utilizados por três anos. Por isso, a prática da cidadania é um dos nossos grandes objetivos. Nós temos a adesão da maioria das escolas ao projeto ‘Pratique Cidadania’. É grande o percentual de devolução de livros e também a participação de alunos e professores nos concursos da Secretaria”, disse.

Os professores e coordenadores premiados reconheceram a importância do trabalho de conscientização cidadã na escola. “Reaproveitamos livros usados e os que precisam ser conservados são devolvidos em ótimo estado. Valeu à pena”, ressaltou a professora Adriana Esteves, do C.M. Generino Teotonio de Luna.

Premiados - Os slogans que se destacaram no concurso: “Cuidar do livro é legal!” foram apresentados durante o evento. A estudante do 9º ano, Quédina de Oliveira Teixeira, de 17 anos de idade, da C.M. Joaquim Augusto Borges, concorreu com “Livro Didático: Ensina, inspira, emociona e te ajuda a fazer sua história”. A aluna do 4º ano, Layla Clistini Ortogalli Sena Custódio, de 10 anos, do C.M. Neuza Goulart Brizola, com “Receber é bom, devolver é legal, tudo junto fica sensacional”. Bruna Lima Sabino de 11 anos, estudante do 6º ano do C.M. Engenho da Praia, com “Podemos ir além da imaginação com o livro na mão”. A estudante do 9º ano, Paloma Araújo Santos, de 17 anos, do C. M. Profª Mª Letícia S. Carvalho, com “Para ter cidadania, cuide do seu Livro Didático no dia a dia”.

Os professores premiados no “Concurso Livro Didático: Interfaces Pedagógicas do Professor” foram: Sandra Regina Fonseca, do CIEP M. 455 Maringá; Nádia Maria de Araújo Soares, do C.M. Botafogo; Adriana Esteves, do C.M. Generino; Ana Célia Vitorino da Silva, do C.M. Neuza Goulart Brizola; e Daniel Seixas Lima Oliveira, da E.M. Lions.

Também foram homenageados os coordenadores do Programa do Livro Didático que fomentaram as atividades nas escolas. Receberam certificados pelo concurso de slogans; Grace Lopes Azevedo, do C.M. Joaquim Augusto Borges; Marlene Ferreira, do C.M. Neuza Brizola; Leila Márcia Neves, do C.M. Engenho da Praia; Elinéa Costa, do C.M. Balneário Lagomar; e Lídia Bastos, do C. M. Profª Mª Letícia S. Carvalho.

Ainda os coordenadores que incentivaram os professores a elaborarem as interfaces pedagógicas foram premiados. São eles: Ledilza Carvalho, do CIEP M. 455 Maringá; Maria Aparecida Daniel, do C.M. Generino Teotonio; Andréa d’Almeida, da E.M. Lions; e Mariusa Stoller, do C.M. Botafogo.

Práticas pedagógicas inovadoras - As interfaces pedagógicas do professor selecionadas abrangem diferentes temáticas. Sandra Regina Fonseca desenvolveu com seus alunos uma história em quadrinhos com foco na conservação e uso do livro didático. Adriana Esteves incentivou a produção de slogans. Ana Célia Vitorino da Silva elaborou o projeto “Viajando nas Asas da Leitura”, realizado através de uma “sacola da leitura”. Foi elaborado um caderno de textos retirados de antigos livros didáticos. Todos os dias, uma criança da classe leva o caderno para casa e compartilhar com a família a leitura. O trabalho tem continuidade em sala, com a leitura do texto escolhido.

O coordenador, Daniel Seixas Lima Oliveira, inscreveu seu projeto voltado para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Daniel apresentou uma metodologia de ensino da operação de multiplicação para alunos surdos com materiais adaptados. Nádia Maria Soares criou uma cortinha de animais separados em seis classes utilizando livros de ciências já expirados. A turma foi agrupada e cada grupo ficou responsável por uma classe de animais representada por uma cor da cortina.