Profissionais da Educação participam de cursos de capacitação

15/03/2011 15:22:32 - Jornalista: Grazielle de Marcos

Os 35 coreógrafos de Bandas Escolares, monitores e oficineiros de Dança e Teatro, que atuam na rede municipal de ensino, iniciaram nesta segunda-feira (15) curso de capacitação profissional oferecido pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação. Para marcar a abertura, foi realizada uma aula inaugural que teve como temas “Corpo X Sexualidade” e “Dança Criativa”.

Durante a abertura, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria, que estava representando o Secretário de Educação, Guto Garcia, lembrou que a capacitação desses profissionais é de grande importância para o desenvolvimento do trabalho com os alunos.
- A formação continuada, principalmente dos profissionais que trabalham com crianças, é de grande importância, e tem sido valorizada pela prefeitura. Esse foi o primeiro curso, mas poderão ser realizados outros, uma vez que a Secretaria de Educação entende a importância da formação continuada de todos os profissionais de educação para a educação do município, comentou.
A primeira aula do encontro foi com a professora Alessandra Gripp, de “Dança Criativa”, onde abordou o estilo com conversas e atividades.

- A dança criativa preserva a espontaneidade e individualidade da criança, e contribui para que, quando adulta, não tenha medo, além de auxiliar no conteúdo escolar, uma vez que trabalha corpo e movimento conectados, explicou Alessandra, que é bailarina, maitre de Balé e coreógrafa.

Na segunda parte do evento, a socióloga Luna Furriel Assumpção realizou uma mesa redonda com os presentes com o tema “Corpo & Sexualidade”. Durante a conversa, ela explicou a comcepção de sexualidade e sua importância na formação do indivíduo.

- Sexualidade é algo muito complexo. É o que somos, nossa identidade, nosso posicionamento social e político. E esse conhecimento é importante para quem trabalha com crianças, porque elas estão se descobrindo, e é preciso ter sensibilidade com essa questão, ressaltou Alessandra.

O curso, que está sendo oferecido através de uma parceria da Secretaria de Educação com a Academia Raízes de Aruanda e o salão Pura Beleza, terá 10 módulos, com aulas teóricas e praticas realizadas no período noturno nas segundas, quartas e sextas ou terças e quintas. Ao final, será realizada uma avaliação sobre os conhecimentos adquiridos no curso, e serão entregues certificados aos que tiverem mais de 75% de presença e êxito na avaliação.