Profissionais da saúde participam de palestra sobre a gripe suína

27/05/2009 11:47:28 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

O vírus Influenza A H1N1, causador gripe conhecida como “suína” que vem chamando a atenção de todos por suas consequências, foi o assunto de mais uma palestra promovida pela Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), nesta quarta-feira (27), para médicos, técnicos e auxiliares de enfermagens, motoristas de ambulância e enfermeiros. O treinamento foi dado pelo infectologista da Divisão de Vigilância Epidemiológica André Luiz Farias e aconteceu no Paço Municipal.

A coordenadora do setor de vigilância epidemiológica, Edna Cerante, ressaltou a importância das palestras para a otimização das ações dos profissionais da saúde em Macaé. “O objetivo é identificar e mostrar como diferenciar a gripe comum desta nova. Em caso de alguma suspeita ou notificação, é necessário que todos saibam como lidar com o caso, para onde encaminhar o paciente e quais providências devem ser tomadas”, disse.

Todos os participantes receberam material contendo informações sobre a doença e como identificá-la. Edna lembrou que o profissional deve estar preparado para agir de forma tranquila, entendendo a doença extremamente nova e tratando-a de forma correta.

A Semusa informa que toda a população pode colaborar, entrando em contado com a vigilância em caso de algum tipo de suspeita, através do telefone (22) 2773-4409 ou na Coordenadoria Epidemiológica, localizada ao lado do Centro de Saúde Dr Jorge Caldas. Informações também podem ser obtidas no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), que disponibiliza todas as informações sobre a doença transmitida pelo vírus Influenza A H1N1.

Audio

Entrevistado: Edna Cerante Coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica
Reporter: Wilton Santos