Profissionais de Saúde participam de treinamento sobre Biossegurança

23/09/2009 14:59:37 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Robson Maia

O treinamento visa orientar e capacitar o profissional em caso de acidente no trabalho, agindo com segurança e procedência

Com objetivo conscientizar os profissionais da área de saúde sobre o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva no ambiente de trabalho, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde e do Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador(Paist), realizou nesta quarta-feira(23) treinamento sobre Biossegurança – Acidente com material biológico, no Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas.

Durante o evento, 35 profissionais participaram da palestra e do treinamento, que tem como objetivo identificar e prevenir acidentes com material biológico, o uso correto do equipamento de proteção individual e aconselhamento no momento do acidente.

- Acidentes com material biológico ocorrem geralmente com os profissionais de saúde que são expostos a fluidos corpóreos, sangue ou secreções potencialmente contaminados, pele não-ntegra e mucosas. Nosso objetivo é, descrever de forma prática os procedimentos a serem observados e cumpridos rigorosamente após exposição ocupacional ao material biológico potencialmente contaminado, disse a técnica de enfermagem do trabalho do PAIST, Inêz Abicalil.

Durante o treinamento, o técnico de segurança do trabalho da prefeitura de Macaé, Luiz Fernando dos Santos, orientou o que fazer no momento do acidente de trabalho. “Com ou sem a identificação da fonte do acidente, comunicar à chefia imediata, que fará a abertura da ficha de notificação de acidente biológico e encaminhará à unidade de saúde especializada em DST/Aids”, falou o técnico de segurança.

Ele ressaltou ainda a importância do uso de luvas, máscaras, óculos, jalecos, e outros equipamentos de segurança, bem como o descarte, armazenamento e transporte do material contaminado em local apropriado e de forma adequada,evita que o acidente aconteça.