Programa 'Acessuas Trabalho' planeja novas ações

30/04/2024 10:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

O programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - 'Acessuas Trabalho' está se preparando para as novas atividades que vão acontecer neste mês de maio. Para isso, já está sendo preparada a abertura de novas inscrições visando à realização das oficinas nos meses de junho e julho.

Além disso, a equipe está em processo de preparação de novas reuniões com os coordenadores de Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e outros equipamentos da assistência. O objetivo é fortalecer as ações de divulgação das próximas oficinas nos bairros, garantindo assim um alcance mais amplo e eficaz junto à comunidade.

De acordo com a coordenação do programa, todas essas ações foram planejadas seguindo as diretrizes do caderno de orientações técnicas, bem como as normativas que regem o programa 'Acessuas Trabalho'.

Vale lembrar que, recentemente, houve uma reunião institucional entre as equipes técnicas do programa Acessuas Trabalho e do CREAS 1 no intuito de estreitar laços e aprimorar o atendimento à população. Na ocasião, foi proposto a elaboração do Projeto Político Pedagógico para inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social já nas próximas oficinas temáticas com a possibilidade de que a inscrição desses jovens seja feita diretamente por aquela equipe técnica, otimizando assim os atendimentos que são realizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

Acessuas Trabalho - O programa atende pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade entre 14 e 64 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial: inscritas no CadÚnico; adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos; e mulheres vítimas de violência.

Para otimizar o atendimento aos cidadãos e proporcionar facilidade e agilidade na comunicação, o "Acessuas" também está atendendo através do número de WhatsApp (22) 99101-7581, e nas redes sociais, com destaque para o Instagram (@acessuastrabalhomacae). O objetivo é facilitar a interação com a comunidade. A expectativa é atender 1.100 usuários em Macaé.

Vale lembrar que a iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades de trabalho e emprego.