Programa Água Limpa avança com as obras da ponte no Canal Fábio Franco

13/11/2009 16:43:32 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Já começaram a ser instaladas as placas que compõem as paredes do canal

O programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico do município, avança com a instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o Canal da Fábio Franco. As obras têm como objetivo ampliar a vazão das águas pluviais nesse canal, facilitando o escoamento. A ponte está sendo instalada na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. As obras prosseguem em ritmo normal, depois das fortes chuvas que caíram na cidade esta semana.

Segundo o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, com chuva forte as obras não podem ser feitas, pois dependem de escavações no fundo do canal.

- Quando começa a chover forte, as obras param, porque precisamos abrir o local para a passagem das águas, para facilitar o escoamento de toda aquela região. Quando a chuva pára, abrimos a área e continuamos as ações, disse o engenheiro, colocando que o objetivo era entregar a ponte pronta no próximo dia 20, mas, por causa das chuvas, as obras vão se atrasar cerca de vinte dias, comentou.

Já começaram a ser instaladas as placas que compõem as paredes do canal e também continuam as escavações da área, preparando a base e concretagem da estrutura da ponte. Para trabalhar dentro do canal são utilizadas bombas de sucção para secar a área. Ao todo, são dez bombas de seis polegadas, uma bomba a gasolina e uma bomba elétrica de três polegadas.

Segundo o gerente operacional do Consórcio CBPO/Zadar, engenheiro Pedro Moreira, quando o fundo do canal estiver concretado, começará a instalação das placas pré-moldadas que vão compor a ponte, com a mesma dimensão das outras já instaladas sobre esse canal. As placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte já estão no local, aguardando a hora de serem utilizadas. As ações são acompanhadas e fiscalizadas pela secretaria municipal de Obras Públicas (Semop).

As obras nas passagens de nível no Canal Fábio Franco têm como objetivo acabar com os alagamentos em toda a região próxima a esse canal, situada em cota mais baixa ao nível do mar, lembra o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos. O secretário colocou que o alargamento dessas pontes foi necessário para aumentar a vazão das águas pluviais que passam no canal de dois metros para 5,20 metros para acabar com os alagamentos naquela área.

O secretário coloca também que, além das pontes pré-moldadas sobre o Canal Fábio Franco, outras obras vão acontecer, dentro da primeira fase do Programa Água Limpa, como o canal da Rua Antônio Curvelo Benjamim, a ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna) e a colocação de novas bombas de sucção junto à Elevatória da Télio Barreto, para aumentar a vazão das águas pluviais e facilitar o escoamento na cidade.