Programa Água Limpa prossegue em várias frentes de trabalho

14/03/2011 16:01:42 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

O secretário de Obras, Tadeu Campos acompanhou o prefeito de Macaé Riverton Mussi na vistoria do andamento das obras do Água Limpa

Prioritário para o governo municipal, o Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento, continua em várias frentes de trabalho. O objetivo deste projeto é acabar com os alagamentos em vários pontos do município em dias de chuva forte. Para isso, a prefeitura investe cerca de R$ 277 milhões em intervenções de ampliação e remodelação do canal da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) e na construção da elevatória da Rua Télio Barreto, que aumentará o fluxo de escoamento das águas pluviais para o deságue no Rio Macaé.

Na última semana, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, visitou as obras do programa, em companhia de diversos secretários. De acordo com Riverton, a previsão é que esta primeira etapa, que compreende as frentes de trabalho na Curvello Benjamin, seja entregue no final de abril.

- Este é um projeto de grande importância para o município, onde nossa meta é acabar com os transtornos causados pelos alagamentos em bairros críticos, localizados abaixo do nível do mar. Esta primeira etapa que compreende as Travessias 1 e 3, da Evaldo Costa com Curvelo Benjamin e Fábio Franco com Curvello Benjamin, vai ser entregue já até o final de abril. Com este trecho finalizado, a equipe municipal do Planejando Macaé inicia a urbanização da área concretada – explicou Riverton Mussi.

Os bairros mais atingidos por alagamentos e que ficam no entorno da primeira fase do Programa Água Limpa são o Costa do Sol, Sol y Mar, Campo Grande, Visconde, Riviera, Campo D´Oeste, entre outros, geograficamente localizados abaixo do nível do mar.
A ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa vai aumentar o escoamento da água pluvial de 1,5 mil litros por segundo para dez mil litros por segundo. Nesse canal, estão sendo instaladas galerias retangulares com seis metros de largura por dois de altura. A nova rede de drenagem pré-moldada substitui os pequenos tubos de 1,2 metro de diâmetro do antigo canal que estava totalmente assoreado.

As obras do Programa Água Limpa estão sob a responsabilidade do Consórcio CBPO/Zadar, vencedor da licitação, sob a fiscalização da Secretaria de Obras Públicas (Semop). O engenheiro do consórcio, Edilson Ferreira, explica que após a colocação das tampas sobre o canal, começará a urbanização e também a construção do meio fio ao longo da avenida.

- A próxima etapa será o início da canalização na Linha Vermelha, explicou o engenheiro.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, que acompanhou o prefeito de Macaé na vistoria do andamento das obras do Água Limpa, explicou que além da macrodrenagem, o programa contempla o saneamento.

- A partir dessas intervenções será iniciada a segunda parte da obra, que é o de saneamento básico com duração prevista para três anos, por se tratar de um processo bem detalhado. O projeto prevê a coleta de todo o esgoto, que será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto da Virgem Santa (Linha Verde) com previsão de começar a partir de março deste ano, explicou Tadeu Campos.

Durante sua visita às obras, o prefeito Riverton Mussi, conversou com os moradores e comerciantes da Evaldo Costa, e informou a eles que as obras estarão prontas no final de abril. Os moradores e comerciantes do entorno da Curvello Benjamin estão satisfeitos com as intervenções, pois entendem a importância das obras para o fim dos alagamentos.

De acordo com o comerciante Simão Moraes Filho, proprietário da loja Simão Chaveiro, as obras só vão valorizar a área e o comércio do local.

- Ano após outro, nenhum prefeito quis realmente resolver o problema. Só agora é que o atual prefeito teve coragem para fazer uma obra grande dessa. Estamos aguardando o término das obras aqui que, com certeza, vai melhorar a questão dos alagamentos e vai valorizar todo o entorno, com a urbanização que será feita aqui, disse o proprietário da loja Simão

Elevatória da Télio Barreto

Outra importante frente de trabalho é a construção da elevatória da Rua Télio Barreto. Esta intervenção vai garantir que as águas pluviais, oriundas do canal da Fábio Franco, sejam escoadas mais rapidamente para o Rio Macaé. A elevatória está incluída na primeira fase do Programa Água Limpa e está sendo construída em terreno próximo á linha férrea, no final da Rua Tenente-Coronel Amado e de frente para a Rua Télio Barreto.

A elevatória vai reforçar o escoamento pluvial da região e trabalhar em conjunto com a antiga, situada do outro lado da pista da Télio Barreto, próxima ao Rio Macaé, e que tem a capacidade de escoar 3.000 litros por segundo. As duas vão totalizar uma vazão de 7.500 litros por segundo, ampliando a vazão pluvial dos canais em direção ao Rio Macaé.

A nova elevatória receberá quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada. Uma dessas bombas ficará de reserva, para ser acionada em caso de problemas em qualquer uma das três outras bombas de sucção. Ampliando a vazão pluvial das localidades próximas aos canais, vários bairros situados no entorno serão beneficiados, com a captação e o direcionamento das águas pluviais com maior rapidez ao ponto de deságue.

- Vamos triplicar a capacidade de escoamento de água, que hoje é de três mil litros por segundo passando para nove mil , completou o secretário de Obras.

Os secretários de Limpeza Pública, Eduardo Jardim, de Manutenção de Vias, Parques, Jardins e Cemitérios, Chico Machado e de Habitação, José Cabral da Silveira, o subsecretário de Obras, Neildo Manhães de Souza, e o presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento, Marco Túlio Abreu Aguiar, acompanharam a visita do prefeito Riverton Mussi.


Fotos Relacionadas