Programa Campos Verdes será encerrado no mês de novembro

04/11/2011 16:31:49 - Jornalista: Joice Trindade

O programa Campos Verdes, promovido na rede municipal de ensino com o objetivo de levar conscientização ambiental, encerrará suas atividades neste mês de novembro com destaque para história, fauna e flora. A programação inclui o plantio de mudas de pau-brasil nas escolas localizadas na zona rural. Na próxima segunda-feira (7), a unidade municipal São Sebastião dos Quarenta, situada no Imburo, vai receber as atividades do programa, às 14h. Já na quarta-feira (16) será a vez do Colégio Municipal do Sana, às 11h.


O programa, que é desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio do Gabinete da Vice-Prefeitura, da Secretaria de Educação e em parceria com a Ong Casa do Caminho, conta com palestras ministradas pela técnica ambiental Dominique Werneck, plantios de espécies arbóreas e apresentações teatrais e musicais como a do grupo “Levando a Vida na Flauta”, que reúne jovens que fazem parte da entidade.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o “Campos Verdes” é um programa que deu certo. Ele ressalta que, em virtude do sucesso, a programação será ampliada no próximo ano letivo para outras unidades municipais: “Além de levar ações e palestras importantes, que visam à maior reflexão sobre preservação do meio ambiente, o programa também está contribuindo com aulas de disciplinas como Ciências Naturais e História. A proposta da rede municipal é possibilitar aos educadores estratégias, que possam contribuir com o processo ensino-aprendizagem”, destaca.

Já a subsecretária de Cultura, Esporte e Saúde, Conceição de Maria Alves, observou que o programa está sendo de suma importância não apenas para a questão da ecologia e a preservação, mas para enaltecer e incentivar atividades culturais: “Podemos observar que os alunos ficam imbuídos em atividades como palestras e as apresentações que integram jovens artistas, que tocam instrumentos como violinos e flautas, além de peças teatrais”, afirma.

O “Campos Verdes” foi idealizado para percorrer sete unidades escolares, com previsão de atender cerca de 500 estudantes este ano. São elas: Ancyra Gonçalves Pimentel, Dolores Garcia Rodriguez , Zelita Rocha, Aterrado do Imburo, São Sebastião dos Quarenta, além do Sana.