Programa de castração de cães e gatos amplia cadastramento

13/11/2017 14:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto/Bruno Campos (galeria)

Unidade de castração fica localizada na Avenida W5, no Lagomar

Respaldada na nova legislação federal (Lei 13.426/2017), que criou uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil, a Prefeitura de Macaé, por meio do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG), amplia o cadastramento para castração gratuita.

Até agora, os moradores do setor 01 (Lagomar, Engenho da Praia, Ingazeira, Cabiúnas, Jardim Franco, Planalto da Ajuda, Ajuda de Cima, Ajuda de Baixo, Bosque Azul, Verdes Mares, Imburo e Águas Maravilhosas) são beneficiados com o cadastramento que, sendo aprovado, indica para a castração, garantindo o controle de natalidade de cães e gatos nessas localidades. Com a ampliação, o programa atinge o setor 02, compreendido pelo Parque Aeroporto, Vila Badejo, Jardim Carioca, Jardim Esperança, Piracema e Novo Eldorado.

O cadastro está sendo efetuado na primeira Unidade de Castração de Cães e Gatos de Macaé, localizada no Lagomar, Avenida W5, onde funciona o Posto de Abastecimento e Combate ao Aedes (PA) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira no horário comercial, é o primeiro posto de controle populacional animal da cidade.

Para se cadastrar, os proprietários de animais de estimação devem apresentar documentos como CPF, comprovante de endereço e o Número de Inscrição Social (NIS). Após a verificação dos dados e comprovado o enquadramento nos critérios do programa, bem como as plenas condições do animal, o proprietário é contatado para a marcação da cirurgia.

O que é o NIS

O Número de Inscrição Social, mais conhecido como NIS, é um número que identifica os trabalhadores brasileiros e cidadãos cadastrados em programas sociais como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros vinculados ao Governo Federal.

Para quem não trabalha, o NIS poderá ser obtido através da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que coleta informações sobre quem vive em situação de pobreza e promove a melhoria da vida dessas famílias. O CadÚnico é feito em um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.

Os critérios para inclusão são: renda por pessoa de meio salário mínimo ou até três salários mínimos de renda familiar e apresentação de RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, declaração de escolaridade, telefone de contato.

De acordo com o Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais, Rafael Amorim, o cadastramento é uma fase inicial para a castração de cães e gatos, um procedimento que garante o controle da natalidade. "Nossa meta é que as intervenções cirúrgicas avancem em direção a outros bairros onde há maior população de cães e gatos, para evitar o surgimento de mais animais em situação de rua. Precisamos atender as pessoas de menor poder aquisitivo que não conseguem pagar um procedimento cirúrgico como esse, por isso vamos ampliar o cadastramento”, disse.


Fotos Relacionadas