Programa de Correção de Fluxo garante a qualidade do ensino fundamental

29/06/2010 08:17:06 - Jornalista: Liliane Barboza

Para minimizar a defasagem idade-série entre a idade e o ano escolar que o aluno deveria estar cursando, a Secretaria Municipal de Educação está implantando, desde o início deste ano, o Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental. O resultado da avaliação do programa será divulgado no final do ano.

Para realizar o trabalho, a Subsecretaria de Ensino Fundamental de Educação começou a fazer um levantamento em toda rede municipal no início do ano passado, na gestão da secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, para diagnosticar as principais dificuldades. Entre elas, verificou-se que o município vem recebendo grande número de alunos de outras cidades, que nem sempre estão com idade de acordo com sua série, pelo fato das constantes mudanças de endereços pelos pais.

Marilena Garcia explica que o Programa de Correção de Fluxo no Ensino Fundamental segue uma matriz de referência curricular. “O programa não visa a incorporação de currículo, metodologias e livros didáticos de instituições externas à Secretaria de Educação, mas busca desenvolvê-lo a partir do currículo previsto no Caderno de Orientação Curricular da rede municipal de ensino, já utilizado pelas escolas”, acrescenta.

Aprendizado melhor- Os alunos do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro que participam do programa dizem satisfeitos com os resultados que estão alcançando.

Para o aluno Clélio Ribeiro o programa ajuda muito. “A turma está mais tranquila. Estudo aqui desde pequeno e acho que o nosso aprendizado está ajudando em relação à violência, autoestima e interesse porque ‘faz crescer a mente´. Espero que haja mais turmas de Correção”, diz.

Já para a aluna Estella Viana, as questões do cotidiano abordadas em sala de aula, como transporte de Macaé e a apostila sobre o perfil da cidade, contribuem cada vez mais para o seu aprendizado.

Formação semanal- O subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares, informa que o trabalho é realizado atualmente em 17 turmas (1º ao 5º ano) e 10 turmas (6º ao 9º ano). “Os professores têm uma formação semanal na Secretaria de Educação e acompanhamento dos coordenadores de Área (6º ao 9º ano) e coordenadores Pedagógicos (1º ao 5º ano). Junto com o trabalho de teoria e prática está sendo criado o material para que seja utilizado para nortear os demais trabalhos em 2011”, explica.

Ele explica ainda que as turmas do Programa de Correção de Fluxo são formadas, no máximo, com 20 alunos para o 1º segmento (1º ao 5º ano) e 25 alunos para o 2º segmento (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

Para os alunos do 1º e 5º anos, essas atividades são desenvolvidas no turno regular, durante cinco horas diárias. Elas são desenvolvidas de forma interdisciplinar, tendo como finalidade a integração de conhecimentos ao longo dos 200 dias letivos/1000 horas anuais.

Já para os alunos do 6º ao 9º anos, as atividades são desenvolvidas também no turno regular, durante seis horas diárias, com o objetivo principal de que haja interação entre as linguagens das Ciências, da Arte e da Educação Física, a partir da abordagem dos conteúdos específicos das várias disciplinas. Para realizar o trabalho, são três professores ao longo dos 200 dias letivos/1200 horas anuais. A carga horária mínima de 30 horas/aula de efetivo trabalho escolar.

Saiba onde acontece o Programa de Correção de Fluxo

1- Ciep Maringá
2- Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Franco
3- Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna
4- Escola Municipal Interagir
5- Colégio Municipal Wolfango Ferreira
6- Colégio Municipal Elza Ibrahim
7- Colégio Municipal Neuza Goulart Brizola
8- Ciep Oscar Cordeiro
9- Escola Municipal Balneário Lagomar
10- Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão
11- Colégio Municipal Professor Samuel Brust