Programa do FNDE qualifica educadores da região

04/11/2009 10:23:52 - Jornalista: Joice Trindade

Trinta e quatro profissionais da Educação representantes dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Carapebus Casimiro de Abreu e da Secretaria de Estado pela Coordenadoria Norte Fluminense II participaram, na manhã de terça-feira (3), do encerramento das atividades do programa “Formação pela Escola”, em Macaé.

Esse foi o último encontro do Programa de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE, que visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo fundo. A próxima etapa será a entrega de certificados prevista para o mês de dezembro.
No decorrer do dia, a programação foi marcada por apresentações de projetos desenvolvidos na rede municipal de Macaé e dos que serão executados nos municípios participantes no próximo ano. Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o programa conseguiu alcançar seu objetivo na formação dos servidores.
Segundo a tutora do programa em Macaé e coordenadora do “Livro Didático” da Educação, Roze Mary Tomaz, o evento ampliou o conhecimento dos profissionais que participaram do curso e apresentou da melhor forma as políticas públicas da Educação e dos programas do Livro Didático.

Rose Mary pontuou que o curso “Formação pela Escola” também contribuiu para o maior conhecimento do sistema de Educação à Distância (EAD). “Diante do EAD nossos cursistas são desafiados a realizar os estudos de forma autônoma. Além disso, o sistema de Educação à Distância oferece a tutoria para apoiar e orientar os alunos, assim colaborando para novas aprendizagens”, ressaltou.

Os participantes se integraram a dinâmicas, avaliações e distribuição de material complementar que destaca as novidades do Programa Livro Didático como novo acordo ortográfico e a readequação do programa aos alunos do Ensino Fundamental na faixa dos nove anos. “De acordo com a mudança do ensino Fundamental, o aluno fica nove anos estudando e agora o Livro Didático está adequado a ela. Isso vai permitir que o letramento dos estudantes seja facilitado”, destacou Rose.

Ações - Para o ano de 2010, a Coordenação do Programa Livro Didático está definindo a realização de outros programas. A previsão é que sejam ministrados os programas nacionais do “Transporte Escolar”, “Alimentação Escolar” e “Dinheiro Direto na Escola”.

Para a coordenadora, o curso “Formação pela Escola” possibilita que técnicos e gestores das escolas e das secretarias de Educação tenham uma visão mais ampla da execução dos programas do FNDE. A programação foi desenvolvida em duas etapas: presencial e à distância. Para cumprir cada módulo, os alunos contaram com seis horas de aula.