Programa 'Mais Educação' reforça atividades no Ciep Nova Holanda

30/04/2015 17:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Com a finalidade de oferecer ensino de jornada ampliada para reforçar a qualidade das ações pedagógicas na rede municipal, o programa “Mais Educação” está desenvolvendo uma vasta programação em 17 unidades, atendendo assim 9.034 alunos. Segundo a coordenação do programa, o “Mais Educação” está conseguindo alcançar o objetivo de melhorar o ambiente escolar. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção do programa é a permanência dos alunos na escola no contraturno para fazer parte de aulas extracurriculares, intensificando assim, o dia a dia integral do estudante.

Como atividades executadas na rede municipal estão as áreas de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e arte, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa do “Mais Educação” é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD-MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e secretarias municipais e estaduais de Educação. A operacionalização do programa é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para a realização de cada atividade, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades.

O público alvo da ação é de estudantes que estão cursando os anos finais de escolaridade, alunos com distorção idade-série que fazem parte do programa “Correção de Fluxo”, além de estudantes beneficiários do programa Bolsa Família. A programação movimenta estudantes de unidades municipais como Amil Tanos e Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro (Nova Holanda).

Torneio de Integração - Nesta quinta-feira (30), foi encerrado o Torneio Integral do “Mais Educação” no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro. O evento envolveu cerca de 400 alunos do 1º ao 5º ano do Ciep Darcy Ribeiro e conseguiu movimentar toda a unidade escolar.

Os jogos interclasses são promovidos para criar um meio de interação e estimular a prática esportiva entre os estudantes de todas as classes que disputam desportivamente.

A programação tem a proposta de destacar oportunidades para que os alunos conheçam regras e outras possibilidades para a formação, trabalhando assim a criatividade, disciplina, competência instrumental, social e comunicativa para organizar e participar de eventos ligados ao esporte.

Nesta quinta-feira, a programação foi marcada pela realização de atividades esportivas como futsal masculino e feminino, queimado, atletismo, corrida e salto em distância. De acordo com o diretor da unidade, Pueblo Peçanha, esta é mais uma ação que visa reforçar o processo de ensino com troféus e medalhas para os primeiros lugares.

No Ciep “Darcy Ribeiro”, o “Mais Educação” desenvolve atividades como jornal escolar, esporte, saúde na escola, dança, dança de rua e reforço escolar com orientação de leitura escrita. Ele lembra que a proposta da unidade é intensificar a qualidade do ensino com ações diversificadas e apoio dos pais e responsáveis. “Estamos conseguindo contar com alunos e pais cada vez mais próximos da escola”, disse. O diretor lembra ainda que o próximo passo é realizar no sábado (16) o “Dia da Família na Escola”, com palestras específicas sobre o tema “Importância da Família” e apresentações artísticas de dança e teatro.