Programa Nova Vida: contagem regressiva para os seus 18 anos

13/07/2009 16:39:46 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Robson Maia

Camille é uma das jovens atendidas pelo programa

Incluir, promover e capacitar o jovem aprendiz são algumas das metas do Programa Nova Vida, da prefeitura de Macaé, desenvolvido por meio da secretaria de Assistente Social e da subsecretaria de Infância e Juventude. O programa comemora o seu aniversário de 18 anos no próximo dia 20, no Teatro Municipal de Macaé, às 14h. “Maioridade” é o tema da festa.

- O Nova Vida é um programa de referência e respeito na cidade, que busca promover e capacitar o jovem aprendiz de 14 e 17 anos para inserção no mercado de trabalho, comentou o secretário da Assistência Social, Júlio César Barros.

Ele ressalta que a missão do programa é treinar o jovem com a carga horária de quatro horas diárias , oferecer a qualificação profissional e ajudar a desenvolver a cidadania. Os jovens trabalham em órgãos ligados à prefeitura, como secretarias, escolas, entre outros, com a visão de terem responsabilidade profissional.

A jovem Camille Torezani, de 15 anos, é uma das assistidas pelo programa. Aluna do primeiro ano do Ensino Médio, ela trabalha no setor administrativo da Subsecretaria de Comunicação Social, e está muito feliz com a oportunidade. “Espero sair do programa já capacitada e incluída no mercado de trabalho. Quero fazer faculdade de Medicina e ser bem sucedida. Meu sonho é ser pediatra”, comentou.

Segundo a coordenadora do Programa Nova Vida, Marília Nunes, no decorrer desses anos, o projeto qualificou mais de mil adolescentes de famílias de baixa renda.

- A novidade para esta comemoração é o alcance social que obtemos. Vamos apresentar o Programa Macaé Criança Cidadã (PMCC), parceria com o Forte Marechal Hermes, um programa após a maioridade do adolescente, disse a coordenadora. Neste projeto, os adolescentes participam no Forte de aulas de informática, aprendem a fazer pães, além de contar com reforço escolar.

A programação de aniversário contará com palestras e debates sobre pedofilia, violência contra mulher e idosos, alcoolismo e portadores de sensibilidade, situações que circulam diariamente na sociedade.