Programa Nova Vida terá novas atividades

27/05/2009 15:04:25 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

O Programa Projeto Nova Vida já é uma referência em Macaé. Desenvolvido pela prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social e da subsecretaria de Infância e Juventude, o Programa tem como objetivo incluir, promover e capacitar o jovem aprendiz no mercado de trabalho. A partir desta semana, o Nova Vida será incrementado com novas atividades, como esporte e cultura, para os cerca de 500 jovens participantes.

Ainda este ano, o programa vai receber o “Projeto de Esporte Nova Vida”. O time masculino ganha o futebol e o time feminino ganha o basquete. Além do esporte, os jovens do programa terão cursos de informática, que serão oferecidos pela secretaria de Ciência e Tecnologia e pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Chegando este ano à maioridade, em 18 anos de funcionamento milhares de jovens estudantes com idade de 14 e 17 anos já passaram pelo programa com a finalidade de serem capacitados e preparados para o primeiro emprego. Com a missão de levar assistências e inclusão social a jovens carentes, o Nova Vida é desenvolvido por profissionais como coordenadora, psicóloga, assistente social, pedagoga e administrativo.

- Antes de entrar no programa eu faltava muita aula e não tinha motivação para estudar. Hoje estou há um ano no Nova Vida e adquiri conhecimentos, principalmente no meu setor de trabalho, declarou a jovem aprendiz Larisse Mendonça, 16 anos, que trabalha no Fórum de Macaé e pretende estudar Direito.

Segundo a coordenadora do Nova Vida, Marília Nunes Bastos, os jovens recebem acompanhamentos de auto-avaliação, análise de perfil, rendimento e freqüência escolar.

-O programa visa à formação do jovem, incentivando a profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal. Por ano, temos a capacidade de treinar 500 jovens para o mercado de trabalho nas secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, além de parcerias com empresas privadas, comentou Marília Bastos.

Ela ressaltou ainda que a partir do treinamento os jovens são disciplinados por meio de termo de compromisso e regimento interno, como higiene pessoal, o uso do uniforme e reunião com os pais solicitados pela coordenadora.

- Temos que atrair os adolescentes. Nosso objetivo fundamental é de socializar eles entre si, por meio de esporte, lazer e cultura. O nosso trabalho vai muito além. Não adianta cuidar somente do jovem e não cuidar da família. Temos a autonomia de cuidar dos familiares através de encaminhamentos nos casos de alcoolismo, drogas e outros, comentou a coordenadora.

A psicóloga do projeto, Ana Cristina Dias, comenta que o trabalho é feito de levantamento de perfil da área do setor, onde o jovem será encaminhado para trabalhar. “Trabalhamos através de questionários, e dinâmicas, afim de conhecer cada um”, disse a psicóloga, que atende 15 adolescentes por mês por motivos de conflitos familiares e até mesmo na área sentimental. “Nos próximos meses vou reunir todos eles para uma palestra e trabalhos dinâmicos e através desses projetos quero trabalhar com questões como amizades e trabalho em grupo”, completou.

Para se inscrever no programa, o jovem deve procurar a Secretaria de Assistência Social, levando três fotos 3x4, cópias da certidão de nascimento, comprovante de renda, comprovante de residência, identidade e CPF (incluindo os dos pais ou responsáveis) e uma declaração da escola onde estuda.