Programa Saúde na Escola atende alunos da região serrana

01/09/2015 16:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Colégio Municipal do Sana será beneficiado nesta quarta-feira

As equipes das secretarias de Educação e Saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) vão atuar na região serrana nesta quarta-feira (2). O atendimento será no Colégio Municipal do Sana, das 8h30 às 17h. O objetivo do trabalho é levar orientação e promoção integral da saúde do estudante para contribuir com o processo ensino-aprendizagem.

Durante a programação, as equipes vão verificar a saúde bucal e visual, além da realizar a avaliação antropométrica com medição de peso e altura. Haverá verificação do cartão vacinal e orientações quanto à prevenção da saúde. O próximo passo é realizar visita na unidade municipal Christos Jean Kousollas (Nova Holanda) no dia 9 (quarta-feira). A intenção é atender mais de 400 alunos do colégio. No ensino municipal, o Programa Saúde na Escola conta com atuação da equipe de profissionais da Subsecretaria de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar.

A rede municipal de ensino desenvolve as atividades do Programa Saúde na Escola, colocando em prática o conceito das Escolas Promotoras de Saúde. Segundo o Secretário de Educação, Guto Garcia, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, a proposta do PSE é a educação integral dos estudantes. "O objetivo é o pleno desenvolvimento da comunidade escolar da rede pública”, ressaltou.

PSE - Para execução das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes do Estratégia Saúde da Família, Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), subsecretaria da Infância e Juventude, além de equipes da Saúde na Escola e Nutrição.

Com o trabalho também são realizadas atividades como verificação da situação vacinal e identificação de doenças. Na lista das atividades, estão ainda promoção de segurança alimentar e alimentação saudável, ações de Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Saúde Mental e Promoção da Cultura de Paz e Direitos Humanos, triagem oftalmológica, medição de peso e altura, saúde bucal e verificação da situação vacinal.