Programação cultural incrementa Semana Nacional do Trânsito

23/09/2009 17:43:01 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que termina nesta sexta-feira

Alegria, música e muita diversão. Estes foram os elementos que fizeram parte da apresentação da peça "Os encantos da menina Sofia e as lições da menina Eugênia", nesta quarta-feira (23) no Teatro Municipal de Macaé. A ação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que termina nesta sexta-feira (25). A Semana é promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran.

2009 foi escolhido como o ano da “Educação no Trânsito” pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Este tema foi traduzido no espetáculo que apresentou ainda noções sobre cidadania e meio ambiente, mistura aprovada pelas crianças. “Gostei muito, achei muito criativo e aprendi mais sobre o respeito às leis de trânsito, como atravessar na faixa de pedestres”, conta Sara Severo, 10 anos, aluna da Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar.

Para a professora da Escola Municipal Professor Alvarez Parada, Renata Oliveira, mostrar ao aluno de forma lúdica conceitos tão importantes como o trânsito reforça e facilita o aprendizado. “A absorção do conhecimento fica muito mais fácil quando se traz as temáticas para o universo das crianças temáticas”, afirma.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana é enfático ao ressaltar a necessidade de se ter as crianças multiplicadores de conhecimento.

- Cada criança que esteve aqui é um influenciador em potencial em casa, na escola, repassando aos adultos que convivem com ela aquilo que aprendeu aqui – relata o secretário - informado do retorno das atividades no Centro Municipal de Educação para o Trânsito, conhecido como Circo Escola, no próximo dia 6 de outubro.

As apresentações no Teatro Municipal de Macaé continuam nesta quinta-feira (24), às 9h e às 14h para alunos da rede publica municipal.