Projeto Agente Mirim inicia mais um curso

04/03/2008 15:44:58 - Jornalista: Simone Noronha

A prefeitura de Macaé iniciou nesta terça-feira (4) mais uma edição do projeto Agente Mirim, curso voltado para adolescentes com o principal objetivo de ensinar noções de primeiros socorros, como agir em situações de emergência e educação ambiental. O curso, organizado pela Secretaria Executiva de Defesa Civil, desta vez está acontecendo no Ciep Maringá, para 40 alunos de 12 a 17 anos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.

Esta é a quinta turma do projeto, que conta com apoio da Petrobras e da Secretaria de Educação, e já formou 143 agentes mirins. No curso, os jovens têm aulas de História e Ações de Defesa Civil, Lixo, Noções de Primeiros Socorros, Deslizamento, Alagamento e Inundação, Mapeamento de Riscos e Recursos, Prevenção de Acidentes, Prevenção e Combate a Incêndios, Cidadania e Direitos e Deveres da Criança e do Adolescentes.

De acordo com o secretário executivo de Defesa Civil, Eric Schuler, o projeto Agente Mirim faz parte do Programa de Proteção Comunitária aplicado às escolas municipais e tem como objetivo mostrar a importância e a necessidade de se organizar o espaço público com relação aos riscos e vulnerabilidades que cercam o município, através da mudança do comportamento social por meio da educação infantil.

- O projeto busca também incentivar a prática da atividade voluntária nos envolvidos. Contando com o apoio da Petrobras desde o seu início, temos como principais objetivos no curso de Agente Mirim de Defesa Civil os mesmos da educação, como tornar o educando independente; sensibilizar para a responsabilidade; predispor para o respeito ao próximo; sensibilizar para a preservação da natureza; desenvolver a capacidade de esforço e persistência; levar a amar a sua terra, em verdadeira prova de civismo – destaca Eric.