Projeto da FeMASS auxilia gestores escolares a utilizarem Ideb na melhoria do ensino

12/05/2011 10:40:39 - Jornalista: Douglas Fernandes

Utilizar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na elaboração de planejamentos estratégicos nas escolas, visando aumentar a qualidade do ensino no município. Esse é o objetivo do projeto “De olho no Ideb: Compreendendo o indicador para a utilização do planejamento escolar” elaborado pela professora da FeMASS e doutoranda da PUC-RJ, Larissa Frossad, por meio do projeto de Extensão da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Iniciadas em abril, as atividades continuaram, na quarta-feira (11), em 8 escolas que possuem o segundo segmento do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino. Ao todo, 43 escolas serão beneficiadas com o projeto.

Essa iniciativa vai de encontro à proposta do secretário de Educação, Guto Garcia, que tem como uma das metas para os anos seguintes o aumento do Índice na rede municipal. "Estamos sensibilizando os gestores escolares e sua equipe a conhecerem os indicadores e estarem melhor preparados para desenvolverem seu plano estratégico na escola”, disse Larissa. O projeto conta ainda com a colaboração dos professores da UFRJ e da PUC e da Secretaria de Educação, que fazem parte do “Observatório, Educação e Cidades” – disse Larissa Frossard.

Guto Garcia afirmou que o projeto elaborado pela educadora da FeMASS tem como missão reafirmar o compromisso que Funemac possui com a comunidade e sociedade: de fomentar ações que visem melhorar nossa cidade e diferentes setores sociais. “O investimento em projetos de monitoria, pesquisa e extensão possibilitam a integração do ensino superior à população, com o objetivo de buscar soluções para problemas que afetam o município. Isso é a democracia do saber", explicou o também presidente da Fundação.

A primeira reunião do projeto contou com gestores de 12 escolas da rede municipal que participaram da Prova Brasil 2005, 2007 e/ou 2009. “Na reunião desta quarta-feira focaremos as atividades em oito escolas do 2º segmento (5º ao 9º ano) e nos encontros seguintes apenas as unidades de ensino que possuem apenas o 1º segmento”, explicou Larissa. Todo o projeto está dividido em duas etapas. Na primeira (onde se encontra atualmente) é feito um diagnóstico das escolas com os dados referentes ao seu desempenho no índice. E, na segunda etapa, serão realizadas oficinas de estudos com o objetivo de elaborar um plano estratégico e utilização do índice na elaboração de metas dentro do planejamento escolar.

- O que buscamos é assessorar o gestor municipal a conhecer o índice e trabalhá-lo da melhor forma na melhoria do desempenho de sua escola. O Ideb é apenas um dos índices da educação e dessa forma deve ser considerado como uma ferramenta de melhoria da qualidade do ensino. Mas para isso é preciso compreendê-lo. E é isso que estamos trabalhando no projeto” destacou a professora.