Projeto da Semma leva estudantes ao Rio Macaé

23/03/2010 16:14:10 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Observação foi realizada no Morro de Santana

Expedição ecológica “Águas de Macaé” leva estudantes de escolas públicas, professores e técnicos a visitar o Morro de Santana, para observar a extensão do Rio Macaé e seu manguezal. A expedição aconteceu nesta terça-feira (23) e faz parte do programa ‘Conhecer para preservar’ da prefeitura de Macaé, executado pela secretaria de Meio Ambiente (Semma), que preparou uma extensa programação na Semana da Água.

Guiados pelo coordenador de Educação Ambiental, Paulo Barcellos, que deu uma verdadeira aula ecológica durante o trajeto, os estudantes foram ensinados a cuidar da água que nos abastece diariamente.

- Além de falarmos sobre a importância da bacia hidrográfica do Rio Macaé, informamos aos estudantes que temos outras duas bacias para preservar: Jurubatiba e Lagoa Imboassica. No alto do Morro de Santana pudemos notar a extensão do rio, focando a preservação dos manguezais para a pesca e das matas ciliares na proteção das margens -, disse.

Dia mundial da água – No dia mundial da água (22/03), a comemoração em Macaé foi feita com palestras de alerta sobre o cuidado que se deve ter para com esse líquido precioso que já começa a faltar nas torneiras de vários países. A água doce que existe no mundo (2,5%), pronta para beber e fácil de captar está nos rios e lagos. O encontro técnico sobre a Bacia do Rio Macaé aconteceu no auditório da Mactran, onde entidades ambientalistas mostraram trabalhos ambientais realizados.

Durante o encontro, o secretário Maxwell Vaz, agradeceu a presença de todos, em nome do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e conclamou os moradores de Macaé para uma mudança de comportamento para conservação dos ecossistemas.

- Somente com uma mudança de conduta é que poderemos cuidar das nossas bacias hidrográficas, dos nossos manguezais e proteger as matas ciliares. O governo está fazendo a sua parte, mas, é preciso que todos estejam envolvidos na preservação dos nossos mananciais – disse, informando os participantes sobre a pirataria que está sendo feita no Rio Amazonas. “Alguns países já estão entrando no Rio Amazonas para levar a nossa água doce, a água doce brasileira!”, alertou.

Participaram da mostra a Associação Cândido Mendes de Ensino e Pesquisa (Acamep/UFRJ), com a apresentação da expedição científica “Macaé Rio Sustentável”, que estudou o Rio Macaé da nascente até a foz, o Grupo de Educação para o Meio Ambiente (Gema), que mostrou o diagnóstico dos recursos hídricos, controle, ocupação e conservação das FMPs (Faixas marginais de proteção) dos rios regionais, entre outros.

Nesta quarta-feira (24), a programação da Semana da Água prossegue com o seguinte roteiro: às 13h – Visita de barco ao manguezal e ao Canal Macaé – Campos. Quinta-feira (25) – das 8h às 12h – Visita à localidade de Severina (ponto de captação d’água da Cedae) e um trecho da mata ciliar do Rio Macaé, próximo ao Parque Atalaia para o plantio de mudas e na sexta-feira (26) - 8h30 às 12h – Mergulho no Rio Macaé (sensibilização, apresentação de trabalhos técnicos e culturais, limpeza, poda e plantio de árvores na Praça junto ao C. M. Jofre Frossard).