Projeto de Gestão de ONGs é destaque na FeMass

11/12/2007 08:59:37 - Jornalista: Juliano Sebastian

No meio do turbilhão de idéias apresentadas durante a Semana de Projetos da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMass), que está acontecendo desde o início do mês e vai até a próxima quinta-feira (13), alguns projetos têm se destacado, por abordarem não apenas assuntos do meio acadêmico, mas que geram impactos também perante a sociedade diretamente.

E um desses projetos é o "Escotismo Para Todos", que apresentou um estudo de caso sobre o Instituto Grupo Escoteiro Macahé – IGEM/115ºRJ, visando elaborar um modelo de gestão integrada, tanto para essa instituição, como também para outros grupos escoteiros.
Realizado pelos estudantes de Administração da FeMASS e diretores do Grupo Escoteiro Valter Cortez Picanço e Bruno Rocha Ribeiro, esse projeto vem ao encontro do anseio deles, enquanto gestores da instituição, de ferramentas que facilitem os trabalhos burocráticos.

- O Instituto Grupo Escoteiro Macahé é uma instituição nova, que acabou de completar quatro anos. Temos um modelo diferenciado, pois procuramos oferecer a oportunidade de ser escoteiro a jovens de todas as faixas sociais. E, por sermos diferentes, precisamos criar uma ferramenta de gestão específica para a nossa realidade, para poder crescer de forma organizada e bem estruturados, disse Bruno, que atualmente é o diretor administrativo do Grupo.

Segundo Antonio Felipe Gonçalves, diretor presidente do IGEM, a iniciativa dos estudantes é louvável, pois é uma forma deles trazerem a realidade em que estão inseridos e que conhecem bem para uma análise dentro da academia.

- Essa união da prática com a teoria, que acontece aqui dentro da academia, é algo que somente a universidade poderia oferecer. E fico feliz em ver que dois jovens estão buscando criar ferramentas que facilitem nossa gestão. Assim, arrumando ainda mais a casa, poderemos oferecer a um número cada vez maior de jovens a oportunidade de fazer parte deste movimento que completou 100 anos em 2007, ressaltou.

Para os estudantes, aumentar o número de jovens atendidos, sem perder a qualidade, é o principal objetivo da elaboração do projeto. "A gente quer buscar meios de continuar a crescer, atendendo cada vez mais crianças e adolescentes, oferecendo a oportunidade do trabalho voluntário para adultos e, principalmente, ajudando a melhorar o futuro de muita gente. Mas, para isso, temos que prezar pela qualidade e, através deste projeto, pretendemos criar mecanismos que nos orientem neste sentido: crescimento com qualidade", ressaltou Valter Cortez, que é membro do Conselho Fiscal.

O diretor da Femass, o professor Francisco Carlos Gomes, ressalta que o evento é o mais importante do ano para a faculdade, pois proporciona a integração de todos os alunos e professores. "Essa é uma metodologia diferenciada da FeMASS, pois proporciona a integração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os alunos, além de cumprirem com todas as exigências comuns em outras faculdades, têm que desenvolver a cada semestre um projeto em grupo com um orientador que indica uma banca especialista na linha de pesquisa do grupo para a avaliação final" explicou o diretor.

A FeMASS fica na Cidade Universitária, Rua Aluísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros - Macaé/RJ - e oferece os cursos de Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção. Mais informações pelo telefone: 3311-1000.