Projeto Educando na Cidadania discute a vida em sociedade

23/06/2010 14:31:10 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

Foto: Kaná Manhães

A palestra tem como objetivo alertar as pessoas para uma economia mais solidária

“Vida em Sociedade: Economia Voltada para a Vida”, esse foi o tema de mais uma palestra do Projeto Educando na Cidadania, que levou diversos educadores a participarem do encontro realizado na tarde da última terça-feira (22), no auditório da Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), na Cidade Universitária. O projeto faz parte do Programa Macaé Cidade, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.

Cerca de 120 professores e alunos do curso de formação de professores estiveram presentes no evento, ministrado pelo professor de História, especialista em teoria política, educacional e planejamento educacional, José Augusto Abreu Aguiar, e pelo engenheiro químico e mestre em engenharia sanitária, Carlos Pedro Ferreira Neto.

De acordo com Júlio César Boldrine, professor de história e coordenador do Projeto, um dos objetivos da palestra é promover a reflexão dos limites do planeta na economia do consumismo. “A palestra tem como objetivo alertar as pessoas para uma economia mais solidária em fim do desperdício, levando esse debate para dentro das escolas, para que esses problemas socioambientais sejam discutidos entre os alunos”, explicou o coordenador.

Segundo a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, o projeto Educando na Cidadania foi criado em 2005, a pedido dos professores, com o apoio dos alunos e da comunidade escolar, através do Programa Macaé Cidadão, para discutir questões de cidadania nas escolas. “Foi criado para se discutir questões como: que é cidadania? O que é ser cidadão? E a cada ano discutimos um novo tema entre os professores e alunos” contou Amélia.

Entre diversas atividades executadas pelo Macaé Cidadão durante todo o ano nas escolas, já está em andamento o concurso de produção textual no qual alunos a partir do nono ano de ensino produzem textos relacionados ao tema do projeto de cada ano. O concurso será finalizado no dia 31 de agosto, quando será iniciada a elaboração do livro com os melhores textos, previsto para ser lançado em novembro deste ano.

Júlio César Boldrine conta que esse será o quinto livro do projeto feito com textos de estudantes de escolas públicas e privadas. “Participam alunos desde o nono ano, até alunos de educação para jovens e adultos (EJA) e de cursos de nível superior. Ano passado, dos 125 textos, com o tema, “Vida em sociedade, respeitando as diferenças”, 80 foram publicados no livro”, disse Boldrine.