Projeto Lagomar: obras da primeira fase adiantadas

04/03/2008 11:22:46 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As obras de infra-estrutura da primeira fase do Projeto Lagomar estão adiantadas, dentro do projeto de investimento de R$ 30 milhões no bairro. Várias ruas já estão com as obras de infra-estrutura urbana concluídas. As obras de instalação de rede de águas pluviais, de esgoto e de pavimentação das ruas, já mostram um bairro diferente, com nova feição e dando aos moradores qualidade de vida. Mais de 70% das obras da primeira fase do Projeto Lagomar estão concluídas.

Dando prosseguimento às obras do projeto, a prefeitura de Macaé e as secretarias de Infra-estrutura Urbana e de Obras estão concluindo as ações na continuação da W1, com colocação de meios-fios e preparação do leito para pavimentação. A ria corta várias ruas do bairro, desde o seu início até a área de amortecimento do Parque Nacional de Restingas de Jurubatiba, cruzando várias ruas do bairro.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, a W1 margeia o canal Macaé/Campos, um dos pontos de deságue da rede de águas pluviais do bairro. “Cruzando várias ruas, as obras da W1 já estão prontas até as proximidades da W26 e W28, que ficam no limite divisório antes de se chegar ao Parque e também ao limite para ocupação residencial. Agora, vamos concluir a pavimentação da W5 e asfaltar apenas algumas ruas, onde as redes de escoamento já estão prontas”, disse Tadeu Campos.

O secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, disse que o saneamento é a primeira etapa da obra. Na segunda etapa, o Lagomar ganhará urbanização, iluminação, sinalização horizontal e vertical nas ruas. Sobre a pavimentação, o secretário informou que algumas ruas estão sendo asfaltadas e outras recebem paralelepípedos.

- A rede de drenagem é a espinha dorsal das obras no Lagomar e o manilhamento está sendo feito em série para distribuir a drenagem para o canal Macaé-Campos, com mais de uma saída para não saturar o canal e as lagoas do bairro – disse o secretário Adrian.

As águas pluviais do Lagomar estão sendo drenadas para o Canal Macaé-Campos e para o Baixio, situado nas imediações do início do bairro, ou para a Lagoa dos Patos, situada no prolongamento da W18 com a Avenida Atlântica. O escoamento do esgoto do Lagomar será lançado na ETE Engenho da Praia, que a prefeitura vai ampliar, para atender ao escoamento do esgoto do Lagomar
.
Segundo o morador Alcimar Dutra, hoje viver no Lagomar está diferente.

- Quando vim para cá, há cerca de dez anos, o bairro não tinha nada. Era muita lama e o matagal tomava conta das ruas e dos terrenos baldios. O lixo era espalhado por toda parte. Não tínhamos condução e, para ir ao centro da cidade, tínhamos de caminhar na lama, quando chovia, ou na poeira, em dias de sol. Lembro-me que minha esposa saía com uma sandália velha e levava uma melhor para calçar no ônibus. Hoje, minha rua, a W5, e quase todas das proximidades estão pavimentadas e já temos rede de esgoto e até a água já chega com mais facilidade. Viver aqui se tornou muito melhor, disse Alcimar Dutra.