Projeto Pólen seleciona novos voluntários co-gestores

15/05/2009 14:13:28 - Jornalista: Liliane Barboza

O Projeto Pólen, fruto de parceria entre a prefeitura de Macaé, Petrobras e NUPEM/UFRJ, realizou esta semana uma nova seleção de voluntários co-gestores no município. O objetivo principal é formar mobilizadores sociais para a implantação de um projeto nos anos de 2009 e 2010.

De acordo com informações da coordenadora de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), Érica Steagall, o Projeto Pólen é oriundo da medida mitigadora do licenciamento ambiental de uma plataforma de produção da Petrobras, a FPSO P-47 dos campos de Marlim e Espadarte, ambos localizados na Bacia de Campos.

Ela informou ainda, que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) é o órgão responsável pela fiscalização das atividades do projeto. Os municípios envolvidos são Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana.

Parceria - A coordenadora de Unidades de Conservação conta que o Projeto Pólen possui quatro gestoras, todas servidoras municipais, sendo duas da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e duas da secretaria de Educação.

- Estas gestoras participaram de Curso de Educação Ambiental e Gestão Participativa durante dois anos, realizado no NUPEM/UFRJ. O projeto é uma parceria entre a Petrobras, NUPEM/UFRJ e a Prefeitura de Macaé, através das duas Secretarias. A coordenação do Projeto Pólen está a cargo do NUPEM/UFRJ, financiado pela Petrobras, enfatizou a coordenadora.

Projeto Pólen- O Projeto Pólen teve início em 2006, quando foi iniciado o trabalho de busca por parcerias e diagnóstico socioambiental. A partir de setembro de 2006 até janeiro de 2008, foi realizado o Curso de Formação de Educadores Ambientais, dividido em quatro módulos.

Foi realizado também, o I Curso de Princípios em Gestão Ambiental, com o objetivo de iniciar um processo de promoção de conceitos, práticas e iniciativas voltadas para o envolvimento da sociedade em busca do controle sobre a decisão do uso e manejo dos recursos naturais.