Projeto prorroga etapa da gincana ambiental que cria quadrinhos

04/05/2009 20:18:52 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foi prorrogada para esta terça-feira (5), a entrega da história em quadrinhos do Barrinha e sua Turma. A tarefa faz parte da Gincana Ambiental do projeto “Dia de Conscientização do Pontal”, promovida pelo setor de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb), em parceria com a Agenda 21 Macaé.

Agora, os estudantes da rede municipal de ensino que estão inscritos terão mais 24 horas para criar e apresentar, na sede da Agenda 21, localizada na Rua Dr. Télio Barreto, 583, no Centro, suas versões sobre o XI Dia de Conscientização do Pontal. A história em quadrinhos deverá enfatizar os temas e objetivos do projeto que neste ano está na sua décima primeira versão e busca a eliminação do lixo doméstico descartado no Rio Macaé e seus afluentes e que acabam aportando nas praias próximas à foz do rio – no Pontal.

A historinha vencedora do ano passado foi a do aluno Felipe Trindade, do GP Aroeira que ilustrou o folheto distribuído ao longo da execução do projeto. Este ano, novas tarefas já foram antecipadas e farão parte da gincana.

- O projeto que é executado pelo Centro de Educação Ambiental e Comunitário (Ceac) tinha estabelecido o prazo de entrega da história em quadrinhos para o dia quatro. Entretanto, como a tarefa antecipada é criativa, resolvemos prorrogar o prazo de entrega, frisou o coordenador de Educação Ambiental da Semaurb, Paulo Sérgio, adiantando que outras tarefas antecipadas fazem parte da gincana.

Outras etapas - Nos próximos dias 11 e 12 acontecem as apresentações das Manifestações Culturais elaboradas pelas escolas, no Teatro Municipal. As tarefas momentâneas ocorrerão ao longo da participação dos grupos na área do Pontal entre os dias dois e 19 de junho. A escola vencedora e os autores dos desenhos selecionados serão premiados na Praça Veríssimo de Melo no dia dois de julho.

- Esse trabalho visa disseminar o conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É nosso dever despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente – assinalou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz.

Período do Projeto – O “Dia de Conscientização do Pontal” envolve inúmeras escolas municipais e grupos organizados da comunidade que estão relacionados com as comunidades ribeirinhas de Macaé por um período de três meses, pois começa em março e vai até julho. Este ano, participam das atividades do projeto cerca de 50 grupos.