Projeto Revivendo Portinari em exposição no Solar dos Mellos

24/04/2009 11:11:46 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Foto: Kaná Manhães

O programa é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Infância e Adolescência

Cerca de 30 telas em pinturas, feitos pelos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) estão em exposição, no Solar dos Mellos, até o dia 24 de maio, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

O Peti tem como objetivo a formação do cidadão, ocupando o tempo alternado e dando assistência às crianças e adolescentes de vulnerabilidade social. O projeto vem acreditando na arte como um grande veículo de transformação social. Através dos pincéis e das tintas, o projeto ensina crianças e adolescentes de 7 a 14 anos a ousar, criar, recriar, despertar a sensibilidade. É um programa desenvolvido pela Secretaria Executiva de Infância e Adolescência (Sinjuv), órgão vinculado a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano (Semdsh).

Atualmente, são 100 alunos participando do programa divididos nos turnos da manhã e da tarde. São realizadas aulas de reforço escolar, atividades esportivas como capoeira e educação física, atividades culturais ligadas à música e pintura e recebe acompanhamento por assistente social, pedagogo e psicólogo.

O objetivo do projeto é oportunizar a criança e o adolescente a conhecer de uma forma lúdica quem foi Candido Portinari, sua vida e obra e sua colaboração para a Arte Brasileira e Internacional, mostrando não somente suas pinturas, mas também seu lado político e poético.