Projeto 'Verão Limpo' fará mutirão de limpeza no Sana

27/01/2015 16:51:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

'Verão Limpo' é promovido em todos os finais de semana do verão

Um mutirão de limpeza será realizado nas cachoeiras e no rio do sexto distrito de Macaé, o Sana, no sábado (31). É o projeto 'Verão Limpo' da Prefeitura de Macaé, que em todos os finais de semana da estação mais quente do ano tem atuado nas Praias do Pecado e dos Cavaleiros, conscientizando banhistas e distribuindo sacolas plásticas.

No Sana, são esperados cerca de 50 voluntários, às 10h, no Portal do Sana. De lá, carros do Macahé Jeep Clube levarão os grupos para ações de limpeza no leito do Rio Sana e no acesso das cachoeiras da trilha do Peito do Pombo e das Andorinhas. O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana também apoia o projeto. O grupo atuará até 13 horas.

Associações do Sana também ajudarão no 'Verão Limpo'. A secretaria de Ambiente dará todo o apoio logístico e objetiva recolher os resíduos e divulgar o projeto, afixando placas de educação ambiental no Sana. Elas fazem alusão ao projeto, advertem quanto às restrições de uso nas Áreas de Proteção Permanente (APP) e repreendem os crimes ambientais e as construções irregulares em áreas protegidas por lei.

Segundo a secretaria de Ambiente, toda a população está convidada a participar do projeto 'Verão Limpo'. Nas praias do Pecado e dos Cavaleiros não haverá essa ação no sábado (31) justamente porque os monitores subirão a serra para reforçar o empreendimento no sexto distrito.

Os interessados podem contatar a secretaria de Ambiente, que fica na Rua da Igualdade 537 – Imbetiba – Macaé – RJ, Cep: 27913-140. Seus telefones são: (22) 2796-1380 / 2796-1151 / 2796-1280. O e-mail é: sema@macae.rj.gov.br.



Projeto 'Verão Limpo'

O projeto 'Verão Limpo' teve início e dezembro do ano passado na Ilha do Francês: é voltado para a conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente, com distribuição de sacolas plásticas para o recolhimento do lixo. Será realizado durante todo o verão.

Seu objetivo é fazer abordagem dos banhistas, orientando para evitarem deixar resíduos nas praias e margens de rios. Segundo a secretaria de Ambiente, este trabalho acontecerá em todos os finais de semana da estação mais quente do ano, inclusive no Carnaval.

Todo este projeto só foi possível graças à Resolução 3 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), que viabiliza às empresas em licenciamento ambiental no município aderirem a programas de educação ambiental da prefeitura, custeando as ações do projeto.