Projetos pioneiros do Colégio Samuel Brust são sucessos entre pais e alunos

25/06/2009 10:12:01 - Jornalista: Waleska Freire

Com apenas um mês de implantação os projetos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no colégio Samuel Brust, que fica na Barra de Macaé, já são sucessos entre os alunos e a comunidade. A instituição foi a primeira a receber os projetos “Escovódromo” e “Rádio na Escola”. O lançamento foi em 16 de maio. De acordo com a secretária de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, com o resultado, a secretaria vai estender, gradualmente, para as demais escolas da rede municipal.

Com a implantação do “Escovódromo”, o colégio conta, agora, com uma área específica para a escovação coletiva das crianças e adolescentes. Lá, os alunos fazem a higiene após as refeições e são acompanhados com frequência por servidores dá área de saúde. No pátio do refeitório foi instalada uma pia grande com torneiras e toalhas. Após as refeições, os monitores orientam as crianças e adolescentes sobre a forma correta de escovar os dentes. Os alunos receberam um kit com escova e gel dental substituídos periodicamente.

Pais e alunos aprovaram o projeto. A dona de casa Maria de Lourdes Nascimento tem dois filhos na escola e revelou estar satisfeita com o trabalho. “Estou feliz porque eles estão passando para mim uma idéia de escola positiva. Antes, achavam cansativo o dia-a-dia de estudos. Hoje, acham que a escola é um local onde se aprende tudo de forma descontraída. Estão falando a língua deles”, observou.

Segundo a diretora do colégio, Jakeline Pereira Santos, a idéia de implantar o Escovódromo partiu da observação de que os alunos saem dali e vão direto para a sala de aula, ficando sem escovar os dentes. "Até mesmo os que voltam para a casa depois do atendimento não têm esse hábito", informou. Ainda de acordo com a diretora, essa é uma campanha educativa e de saúde bucal. "A aprovação foi unânime, tanto pelas crianças, como pelos pais", afirmou.

Já o projeto “Rádio na Escola” tem com objetivo implantar uma rádio para divulgar os propósitos pedagógicos, divertir e informar toda a comunidade escolar. Através do rádio será possível trabalhar a comunicação no âmbito escolar de forma aberta e transparente, formando sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão.

Além do “Escovódromo” e “Rádio na Escola”, a instituição possui também os projetos: “O meu lugar”, “Lendo o Mundo” e “Fica a dica”. Cada um dos projetos está sob a supervisão das coordenadoras Cristina Maria Ribeiro dos Santos, Denise Gabriel de Almeida, Ana Maria Salgado Marinho e Dith Jones Baptista.

“Fica a dica” foi criado para debater entre os alunos a saúde preventiva e a orientação sexual para a preservação da vida. Ela será aplicada aos alunos do ensino fundamental, através de um trabalho integrado com outras disciplinas. Já “O Meu Lugar” visa levar aos alunos estudos sobre a construção de seu espaço geográfico e conhecimentos sobre as contribuições e prejuízos para o desenvolvimento local. E “Lendo o Mundo” oferecerá através de atividades dinâmicas acesso a leitura e produção de textos, trabalhando o universo da informação e da leitura de forma integrada e diferenciada.