Projetos socioambientais serão expostos em vitrine na Brasil Offshore

24/04/2009 10:14:28 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Bruno Campos

Feira acontece em junho

Os organizadores da terceira maior feira do mundo na área de petróleo e gás realizada em Macaé – a Brasil Offshore (Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás) e a Reed Exhibitions Alcântara Machado – destinaram, neste ano, uma área de mais de três mil metros quadrados para uma vitrine de sustentabilidade, onde visitantes e expositores da feira conhecerão projetos da área sócio-ambiental na Bacia de Campos, do Brasil e do mundo.

Trata-se do programa Espaço S.A. – SócioAmbiental que, no próximo mês de junho, vai repetir o sucesso realizado na Protection Offshore 2008, quando através da ONG Vida Sustentável apresentou ao público visitante 62 projetos sociais e ambientais de prefeituras, Ong´s e empresas da Bacia de Campos (Campos, Macaé, Carapebus, Quissamã) e de outros municípios (Rio de Janeiro e Rio das Ostras). Estes projetos, mostrados no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), abrangeram atividades como reciclagem, arte, artesanato, revegetação de nascentes e matas ciliares, preservação de ecossistemas costeiros, bioarquitetura, alimentos orgânicos e processos de gestão de resíduos sólidos do próprio evento, entre outros.

De acordo com Eric Henderson, presidente da MG do Brasil, ano passado, durante a Protection Offshore, a Ong Vida Sustentável foi convidada a criar uma exposição especial dentro da feira, então foi criado o programa Espaço S.A. - Sócio Ambiental para cumprir o acordo. “A proposta do Espaço S.A. foi tão bem sucedida que na Brasil Offshore 2009 decidimos repeti-la para apresentação de projetos socioambientais, novas tecnologias e empresas que estão seguindo o caminho da sustentabilidade. Como organizadores de eventos, buscamos constantemente soluções que visem minimizar possíveis impactos ambientais e desenvolver estratégias para disseminar a consciência ambiental junto ao público do evento”, disse.

Localização – O Programa Espaço S.A. ficará localizado no anexo ao lado esquerdo do pavilhão principal numa área privilegiada onde governos, universidades, empresas e Ong`s apresentarão suas propostas para um mundo sustentável. Além dos projetos sócioambientais e educativos a Ong Vida Sustentável, através do Espaço S.A. vai apresentar novidades que irão fomentar o interesse pela adoção de práticas mais sustentáveis nas organizações e pelo apoio a projetos socioambientais nas regiões de atuação das empresas offshore.

Dentre as novidades estão a Vitrine de Sustentabilidade, o prêmio de Responsabilidade Social, o Fórum de discussão permanente em sustentabilidade e o Balcão de negócios socioambientais.

- Na Vitrine de Sustentabilidade faremos exposição de projetos e cases de sucesso em sustentabilidade de empresas, universidades, Ong´s e governos e a mostra de tecnologias ambientais nas áreas de energias limpas, construção sustentável e materiais. Quanto ao Balcão de Negócios socioambientais será uma exposição e apresentação dos projetos com a finalidade de estimular o diálogo e incentivar parcerias entre o setor privado e o terceiro setor, revelou o ambientalista Paulo Moraes, co-idealizador do projeto Espaço S.A. e presidente da Ong Vida Sustentável.

Ele acentuou que os organizadores da Feira Brasil Offshore destinaram também um espaço para o lançamento do Fórum de Discussão Permanente em Sustentabilidade. Este Fórum irá representar os interesses das empresas, das prefeituras e da sociedade civil organizada da região da Bacia de Campos para articulação de ações e políticas, visando projetos de sustentabilidade social e ambiental paralelos aos projetos de crescimento econômico.

Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Vida Sustentável Benchmarking – Pela primeira vez será instituído um prêmio de responsabilidade socioambiental para os projetos das organizações participantes que mais se destacarem na área com o objetivo de estimular a sustentabilidade local e global.

Segundo Glenn Suba, consultor para gestão sustentável de eventos e também fundador do programa Espaço S.A., na área destinada à apresentação de projetos socioambientais, os visitantes e expositores vão aprimorar como será feito o gerenciamento de resíduos da feira, um programa de criação de cooperativas de coleta seletiva em Macaé, educação ambiental, geração de renda e redução do impacto ambiental provocado pelo evento.

- O público presente à Feira Brasil Offshore vai conhecer de perto a Empresa ‘Amigo do Planeta’ – um programa de sensibilização sobre aquecimento global que visa calcular as emissões de CO2 proveniente dos projetos de estandes das empresas expositoras da Brasil Offshore 2009 e ainda, o evento ‘Amigo do Planeta’ – que é o cálculo das emissões de CO2 proveniente da produção e realização do evento com objetivo de posterior neutralização através do plantio de árvores no município de Macaé, comentou Glenn.

Meio Ambiente em Arte - Está incluído também na grande mostra do programa Espaço S.A. – Sócio Ambiental o projeto Meio Ambiente em Arte, um programa de educação ambiental que através das artes visuais reúne artistas renomados, nacionais e internacionais. “Este ano, o Meio Ambiente em Arte fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Roberto Burle Marx, artista que se dedicou toda a sua vida a causa ambiental, através das suas obras ligadas à questão ambiental”, pontuou Moraes.

O programa Espaço S.A. na Brasil Offshore vai demonstrar suas práticas relacionadas ao futuro sustentável regional e incentivar o intercâmbio de informações sobre projetos socioambientais relacionados no setor offshore do segmento de petróleo e gás.